quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, se pronunciou, nesta segunda-feira (10), sobre a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos, revelando que desconsiderará a priorização por comorbidades, considerando somente a ordem decrescente de idade, e afirmando ainda que a pasta está buscando uma autorização com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinar crianças de 3 a 5 anos.
Inicialmente, ele explicou que a exigência de laudos médicos é inviável neste momento, o que impossibilita a priorização das crianças que possuem comorbidades. “Nós entendemos que, neste momento, exigir da população laudos de comorbidades vai dificultar a vida da população. Muitas vezes, a pessoa não tem esse laudo e vai precisar ir na unidade de saúde, que já está sobrecarregada”, esclareceu o secretário.
A imunização das crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus deverá começar, no território goiano, já no dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira. Ismael Alexandrino assegurou que a vacina é segura e eficaz. “Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa”.
Além de explicar sobre a vacinação que será iniciada em breve, o secretário também trouxe à público algumas pretensões da pasta da Saúde goiana, que está aguardando um parecer da Anvisa com autorização para imunizar crianças de 3 a 5 anos com a CoronaVac, imunizante que, segundo Alexandrino, já possui um estudo referente a essa faixa-etária.
“Estamos aguardando, nos próximos dias, um parecer da Anvisa para que crianças de 3 a 5 anos possam ser vacinadas. Há um pedido da Coronavac, com um estudo apresentado com relação a essa idade, e nós estamos aguardando que aconteça nos próximos dias”, informou.
(Com informações do Mais Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.