sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que foram emitidos 96.425 novos títulos de eleitor no Brasil e no exterior para os jovens de 15 a 18 anos de idade entre os dias 14 e 18 de março. No estado de Goiás foram, ao todo, 2.947 títulos. Sendo assim, o território goiano ficou no 12º lugar na colocação dos entes federativos que mais emitiram títulos para essa faixa etária – ranking, este, que tem em seus três primeiros lugares os estados de São Paulo (18.186), Minas Gerais (9.050) e Bahia (7.083).
A regularização do título de eleitor está sendo realizada pelos jovens que têm interesse em votar nas eleições de outubro de 2022. O prazo para emitir o documento é até o dia 4 de maio e todo o procedimento pode ser realizado online, pela internet, no site do TSE.
Os novos títulos foram registrados no mesmo período em que a Justiça Eleitoral realizou mobilizações para incentivar os jovens a emitirem o documento. A movimentação foi motivada pelos dados que revelaram que a participação dos jovens caiu de forma drástica. Diante disso, a campanha de incentivo também foi aderida por diversos artistas que fizeram postagens pedindo para que os jovens buscassem regularizar seus títulos.
O maior número de registros feitos nessa semana de mobilização foi para as pessoas com 18 anos de idade, que já fazem parte do público que é obrigado a votar. Ao todo, foram emitidos 35.522 documentos. Neste mesmo período, também foram emitidos 33.582 títulos para adolescentes de 17 anos de idade, 22.934 mil para quem tem 16 anos de idade e ainda 4.387 títulos para jovens de 15 anos de idade, mas que completam 16 anos antes do dia primeiro turno de votação, em 2 de outubro.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero