sexta-feira, 24 de maio de 2024

Goiás é o estado com mais casos de trabalhadores em situação análoga à escravidão resgatados deste ano

POR Thaynara Morais | 28/03/2023
Goiás é o estado com mais casos de trabalhadores em situação análoga à escravidão resgatados deste ano

Reprodução/TV Anhanguera

O

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou levantamento que revela que Goiás foi o estado com mais trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão nos três primeiros meses do ano. De acordo com o órgão, 365 pessoas foram resgatadas no estado nesta situação.

 

 

No Brasil, o total foi de 918 trabalhadores. O segundo estado na lista foi o Rio Grande do Sul, com 293 resgatados. Em terceiro lugar está Minas Gerais, com 82. Os dados somados vão até o dia 20 de março.

 

 

No último dia 17, uma operação em Goiás de combate à escravidão resgatou 212 trabalhadores do plantio de cana de açúcar, que estavam alojados em Itumbiara e Porteirão e também em Araporã (MG). Todos trabalhavam para a mesma empresa que oferecia mão de obra a quatro fazendas e uma usina.

 

 

A operação contou com a participação da Inspeção do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

 

 

O resgate realizado neste mês é o maior deste ano, batendo o recorde dos 207 “escravizados do vinho” de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

 

 

Os trabalhadores resgatados em Goiás eram do Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão.

 

 

O auditor fiscal Roberto Mendes, coordenador da operação, informou que grande parte dos escravizados dormia no chão, em cima de panos ou de papelão.

 

 

 

Com informações do Mais Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: