sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O estado de Goiás é o 5º que mais registrou mortes no trânsito entre 2015 e 2020, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgados pelo portal Mais Goiás. Foram, ao todo, durante esse período, 9.821 óbitos por acidentes, onde o território goiano manteve uma média sem redução significativa durante os anos de 2018 a 2020.
No ano de 2018, 1.534 pessoas perderam a vida em acidentes nas rodovias goianas. No ano seguinte, em 2019, o estado conseguiu uma pequena redução para 1.469 mortes. Porém, em sequência, no ano de 2020, os dados novamente apontaram crescimento, chegando a ultrapassar os números de 2018, atingindo o total de 1.545 mortes no trânsito.
Recentemente, Goiás aderiu ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), medida que foi criada pelo governo federal em 2018. O território goiano aderiu formalmente ao programa no último dia 17, durante uma visita do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). O objetivo do programa é reduzir em 50% o número de mortes por acidente de trânsito até o ano de 2028.
O Pnatrans possui seis pilares voltados às áreas prioritárias para se atingir o propósito final. Um destes pilares, por exemplo, é a gestão integrada do sistema viário e o avanço do tratamento de dados e consolidação do Registro Nacional de Estatística de Trânsito (Renaest). Outro destaque está para adequação da classificação viária e dos limites de velocidade que são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
(Com informações do Mais Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero