sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás é o 10° produtor nacional de bananas e um dos únicos a cultivar uma variedade

POR | 16/11/2020
Goiás é o 10° produtor nacional de bananas e um dos únicos a cultivar uma variedade

Divulgação

A

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), concluiu na última sexta-feira uma série de atividades de orientação e controle fitossanitário envolvendo produtores de banana dos municípios de Caiapônia, Doverlândia e Baliza. O foco é prevenir a introdução de pragas como a Sigatoka Negra e evitar sua disseminação.

 

 

Em localidades onde já foi detectada a Sigatoka Negra e outras pragas, houve determinação para que os produtores fizessem a destruição completa dos bananais abandonados, já que eles podem se tornar focos de disseminação do problema. Também foram orientados sobre a importância da eliminação de eventuais rebrotas voluntárias. No combate à Sigatoka Negra, essa medida fitossanitária é obrigatória e, por isso, os infratores estão sujeitos a punições legais.

 

 

Goiás é o 10° produtor nacional de bananas e praticamente o único a cultivar a variedade maçã atualmente inviabilizada em outros Estados pelo Mal do Panamá, o que é um diferencial para o Estado. Daí a necessidade de vigilância permanente para evitar a introdução e disseminação de doenças.

 

 

Alternativas

 

O coordenador do Programa de Banana da Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Juracy Rocha Braga Filho, que conduziu as atividades no Oeste goiano, disse que os produtores que tiveram de eliminar seus plantios vêm sendo orientados para optar por novas culturas, como abacaxi, horticultura e pastagens, para que possam obter renda. Em geral são pequenos agricultores que retiram da terra o seu sustento.

 

 

Para plantios de banana em pequenas áreas, os profissionais da Agrodefesa indicam o cultivo de variedades resistentes ao Mal do Paraná, Sigotoka Negra e Sigatoka Amarela, preferencialmente aa cultivares BRS Princesa e BRS Pacoua (ambas desenvolvidas pela Embrapa), e a Pacovan Ken. Juracy Rocha também orienta os produtores para a importância da aquisição mudas certificadas, produzidas em laboratório ou bio-fábricas cadastradas na Agrodefesa, com garantia de origem e livre de patógenos.

 

 

Fonte: Agrodefesa e Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: