sábado, 20 de abril de 2024

Goiás e mais 9 estados recebem operação do Ministério da Justiça contra pirataria digital

POR Ana Carolina Morais | 05/11/2020
Goiás e mais 9 estados recebem operação do Ministério da Justiça contra pirataria digital

Reprodução / G1 DF

F

Foi deflagrada, nesta quinta-feira (5), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como pelas polícias civis de 10 estados brasileiros, incluindo Goiás, a segunda fase da Operação 404, que combate à pirataria digital.

 

 

Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, por determinação judicial, e realizado também o bloqueio e a suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming, que transmitem séries, filmes e programas de televisão de modo ilegal.

 

 

O cumprimento dos mandados está sendo efetuado nos estados de Goiás, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Além destes cumprimentos, a Justiça ainda determinou a desindexação de conteúdo nos mecanismos de busca, bem como a remoção de perfis e páginas em redes sociais.

 

 

De acordo com a investigação, os suspeitos capturavam e realizavam a retransmissão ilegal do conteúdo através de assinaturas, faturando, também, por meio da divulgação de propagandas em sites piratas, em que a grande maioria possuía servidores em outros países, como Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos.

 

 

 

 

Algumas apreensões já aconteceram. Em Santa Catarina, foram apreendidos cartões, uma arma de fogo, diversos documentos e dinheiro em espécie, em real e dólar. Já na Bahia, foram localizados uma série de aparelhos utilizados na transmissão ilegal de canais de TV. A pasta da Justiça e Segurança Pública está contando com o apoio e colaboração das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido do Brasil.

 

 

A primeira fase da operação ocorreu em 2018, onde oito pessoas foram presas em flagrante no cumprimento dos 30 mandados de busca e apreensão realizados em 12 entes da federação. A suspeita era de que os alvos operavam 210 sites de transmissões ilegais e 100 aplicativos de streaming.

 

 

Segundo o governo, a estimativa é de que 4,2 milhões de lares possuam acesso a estes conteúdos. A denominação da força-tarefa de 404 faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP, que indica quando uma página não foi encontrada ou está indisponível.

 

 

Com informações do G1 DF 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: