quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Goiás é 2º estado com mais resgatados do trabalho escravo no Brasil

POR | 30/01/2022
Goiás é 2º estado com mais resgatados do trabalho escravo no Brasil

Foto: Secretaria de Inspecao do Trabalho/Reproducao

N

Nesta última semana, o Ministério do Trabalho divulgou o balanço de fiscalizações em 2021 com o maior patamar da série histórica: foram mais de 440 ações e 1.937 vítimas resgatadas em situação análoga à escravidão em todo a país. Ou seja, 106% maior que no ano anterior.

 

 

O número de pessoas resgatadas do trabalho escravo doméstico cresce mais de 13 vezes em 5 anos. O aumento exponencial, segundo especialistas, é explicado pelo aumento de fiscalizações no setor em 2021 e pela organização da categoria das empregadas domésticas ao longo da última década.

 

 

A informação foi apresentada no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro), data que foi instituído em 2004, quando auditores-fiscais e o motorista foram mortos na chacina de Unaí (MG), quando os servidores investigavam denúncias de abusos em fazendas.

 

 

Entre os dados apresentados, chama atenção o Estado de Goiás que ficou em segundo lugar, ficando atrás apenas de Minas Gerais que teve o maior número de ações e de vítimas resgatadas (768). Na sequência estão Goiás (304) e São Paulo (147). Inclusive, foi em Goiás que aconteceu a maior operação do ano passado. Em único estabelecimento no entorno do Distrito Federal, 116 trabalhadores foram resgatados. As pessoas sofriam condições degradantes na extração de palha de milho para a fabricação de cigarros artesanais, na cidade de Água Fria de Goiás.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: