quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O estado de Goiás confirmou a ocorrência de transmissão comunitária pela variante delta da Covid-19, bem como o primeiro óbito causado pela nova cepa, nesta quarta-feira (11). Segundo o secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino, a quantidade de contaminados pela mutação do vírus deverá crescer nos próximos dias.
“É comunitária não pelo quantitativo, mas pela forma que houve a transmissão, não se sabe de quem pegou. Nós imaginamos que nos próximos dias é provável que aumente o número de pessoas contaminadas pela variante delta”, explicou o secretário.
Esse primeiro óbito registrado foi de um idoso de 67 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Garavelo, em Aparecida de Goiânia, e faleceu no domingo (8), com a confirmação sendo realizada apenas na quarta-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
No momento, existem outros nove casos da variante delta sendo monitorados, sendo quatro de moradores de Goiânia, onde dois se contaminaram em seus trabalhos nas unidades de saúde do Distrito Federal, e os outros dois originados de uma viagem internacional. Além destes, ainda há um caso de um morador de Santo Antônio do Descoberto, mais dois de residentes de São João D’Aliança e outros três em Aparecida de Goiânia.
A maior preocupação gerada pela variante delta está na sua transmissibilidade, apontada, pelos estudos, como superior a das outras variantes, fazendo com que os contaminados possuam um maior risco de hospitalização e de reinfecção, com quadro de sintomas diferentes, como mais dor de cabeça e menos tosse.
(Com informações do G1 Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.