quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Dados do levantamento anual realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil mostram que Goiás conta com 34% das pizzarias abertas
Imagem: freepik
Com 974 pizzarias em funcionamento e com uma produção diária de 42.200 pizzas, Goiás se posiciona como o estado que mais concentra pizzarias no Centro-Oeste brasileiro, conforme o levantamento produzido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Segundo o estudo, o estado goiano lidera o mercado regional, com 34% dos estabelecimentos abertos, seguido pelo Distrito Federal, com 27,1%, Mato Grosso com 20,8% e por último, Mato Grosso do Sul, com 18%.
O resultado positivo em solo goiano no setor também é visto nas projeções anuais, só no último ano, foi registrado o crescimento 13,26% no setor de pizzarias e assim, ocupa a 9ª posição do ranking de estados que mais acumulam empresas no segmento, com 2,86% da operação nacional. Entre as capitais, a cidade de Goiânia também se encontra em 9° lugar, com 319 pizzarias, representando 2,73% dos estabelecimentos instalados nas capitais brasileiras e assim, produz, diariamente, 13.822 redondas.
Mesmo com o cenário positivo do mercado, com grande margem de crescimento, o levantamento Mercado de Pizzarias 2023, responsável por analisar a situação ativa e inativa dos comércios das pizzarias ao longo do último ano, contabiliza apenas empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA. Devido uma alteração publicada no Ato Declaratório Executivo Cocad nº 2, divulgado em 13 de novembro de 2023, em que não classifica um CNAE específico para as pizzarias dentro das atividades previstas para o Microempreendedor Individual (MEI), o levantamento não contempla MEIs.
Apesar da indisponibilidade das informações referente aos MEIs, Goiás apresenta uma taxa expressiva de expansão, com a abertura de 114 novos estabelecimentos, o que fortalece ainda mais o mercado nacional, que registrou um crescimento de 11,55% em todo o país, com um total de 3.500 novas unidades.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.