sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Goiás avança em 10,4% na extração de pequi que chega a 2.582 toneladas

POR Thais Cabral | 07/10/2021
Goiás avança em 10,4% na extração de pequi que chega a 2.582 toneladas

Imagem: Divulgação/Emater

O

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta quarta-feira (6/10) o avanço da extração de pequi em Goiás, pela Pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs).

 

 

Segundo o IBGE, em 2020 a extração de pequi avançou 10,4% em território goiano quando comparado com ano anterior (2019), chegando a 2.582 toneladas. O que representa 97,1% da extração de produtos alimentícios no Estado. Desta forma, o valor da produção avançou 19,9% o que atingiu R$3,8 milhões.

 

 

Goiás agora se mantem na terceira posição entre os maiores produtores de pequi no país, ficando atrás somente de Minas Gerais e Tocantins. O maior produtor entre os municípios está Damianópolis, em seguida estão Santa Terezina de Goiás, Campos Verdes, Crixás, Niquelândia, Sítio D’Abadia, Buritinópolis, Mambaí, Santa Tereza de Goiás e Uruaçu.

 

 

“A pesquisa do IBGE indica que, além da relevância gastronômica e cultura, o pequi ganha cada vez mais importância na economia local”, diz o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Ressaltou ainda que o fruto é tema de pesquisa da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), entre elas a de uma variedade sem espinhos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: