quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás alcança o nível 2 do Plano de Contingência após mais de 100 casos confirmados

POR Ana Carolina Morais | 06/04/2020
Goiás alcança o nível 2 do Plano de Contingência após mais de 100 casos confirmados

Reprodução / Click News

O

O estado de Goiás atingiu mais de 100 casos confirmados de Covid-19 e, dessa forma, passou do nível 1 para o nível 2 do Plano de Contingência do coronavírus. Entretanto, segundo o Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, o Estado já está praticando todas as medidas previstas na última fase do plano – ao todo, são quatro etapas de ações a serem inseridas nos hospitais goianos de referência.

 

 

“Na verdade, o que prevê no nível 2 de fato já fizemos. Na prática nós já estamos como se estivéssemos no nível 4, o mais alto, porque desocupar leito não é fácil, então a gente antecipa para quando chegar não sermos pegos de surpresa”, informou o Titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

 

  

Elaborado pela SES-GO em parceria com o Comitê de Operação Emergencial (COE), o plano de contingência segue os protocolos do Ministério da Saúde (MS). Conforme explanado no documento, a primeira fase possui o limite de 100 casos confirmados. Neste nível, o Estado deveria estar apto a destinar 10 leitos de enfermaria (isolamento) e 10 leitos de UTI (isolamento) em hospitais estaduais.

 

 

O quantitativo de leitos aumenta quando se evolui para a segunda fase, sendo então, 20 em enfermaria (isolamento) e 10 em UTI (isolamento) em um total de 10 hospitais, públicos e privados, presentes em território goiano. Após, no terceiro nível, contabilizando mais de 500 casos confirmados, o número de leitos de terapia intensiva deve subir para 50, fora a destinação dos leitos de enfermaria e o início da suspensão de cirurgias eletivas.

 

 

Somente no nível quatro, atingindo mais de 1.000 casos confirmados, que a previsão seria de adotar métodos como o decreto de emergência, a suspensão de cirurgias eletivas, a suspensão de eventos com aglomerações e a disponibilização de leitos extras em UTI – medidas estas que, em Goiás, já estão vigorando.

 

 

Estudos e especialistas apontam que o quanto antes forem tomadas medidas de bloqueio e adotados métodos de expansão da rede de atendimento, maior será o sucesso no salvamento de vidas. Segundo Alexandrino, o comportamento da curva de casos em Goiás condiz com o previsto e esperado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: