terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Goiás alcança casos confirmados para Covid 19 em todos os municípios do estado

POR | 21/09/2020
Goiás alcança casos confirmados para Covid 19 em todos os municípios do estado

Arquivo/Divulgação SES

T

Todos os municípios em Goiás já registram casos confirmados de Covid-19. A cidade de Água Limpa teve a primeira notificação de teste positivado para coronavírus de uma pessoa na zona urbana, ao contrário do que foi informado pela secretária municipal de Saúde da cidade, já haviam sido registrados no município dois casos ocorridos na zona rural, mas que só entraram no sistema a partir de agora.

 

Desde os primeiros casos confirmados, que aconteceram em Goiânia e Rio Verde, foram 191 dias. As últimas cidades a registrarem pacientes infectados são todas pequenas e de acesso mais restrito, mas também são locais com baixa testagem, sendo que antes da Água Limpa, foram as cidades de Sítio d'Abadia e Novo Planalto, que segundo dados do IBGE, são respectivamente: 2.074 pessoas, 3.251 e 3.986 (de acordo com expectativa populacional publicada pelo IBGE).

 

Em relação a demora em apresentar os casos que agora se sabe já terem acontecidos anteriormente, ao contrário de boa parte dos municípios goianos, Água Limpa não divulga os boletins epidemiológicos no site oficial ou nas redes sociais da prefeitura. Esporadicamente, conforme a vigilância informou, o resumo é publicado no perfil pessoal do prefeito Valdir do Prado. Dos três casos confirmados no município, apenas um necessitou de internação em um leito de enfermaria, o da zona rural, mas já se recuperou totalmente. A secretaria municipal afirmou que pode ter havido uma falha de comunicação entre a vigilância e a pasta. No boletim epidemiológico do Estado, até o momento da publicação da reportagem, não constam ainda os casos de Água Limpa, pois há um problema de defasagem dos dados que vem desde o início da pandemia, quando o vírus passou a circular em várias cidades.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: