quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Goiás adere ao Plano Nacional para redução de mortes no trânsito

POR Thais Cabral | 18/11/2021
Goiás adere ao Plano Nacional para redução de mortes no trânsito

Foto: Leandro Vieira/Prefeitura de Goiânia

O

O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), assinou nesta quarta-feira (17/11), adesão ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), durante a visita do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, à autarquia. O plano tem como objetivo, reduzir em 50% do número de mortes no trânsito até 2028.

 

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança, em Goiás, aconteceram mais de 78 mil acidentes em 2020, quando foram registrados 1,5 mil óbitos. O Pnatrans estimula a soma de esforços das esferas governamentais e sociais para implementar políticas públicas eficazes na prevenção de acidentes.

 

 

Divido em seis pilares, o Pnatrans agrupa ações em iniciativas que destacam as áreas de atuação prioritárias, permeando desde o planejamento das vias até o resgate das vítimas. Por isso, envolve diversos órgãos governamentais da área de trânsito, transporte, infraestrutura e saúde, além da iniciativa privada.

 

 

O pilar “Vias Seguranças”, que é o primeiro pilar do plano, prevê adequação da classificação viária e dos limites de velocidade às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).    

 

        

Segunda a secretaria, a educação de trânsito e a fiscalização ganharam lugar de destaque no plano. Como a abordagem educativa tradicional tem resultados de médio e longo prazo, a proposta é estimular o engajamento da imprensa e promover campanhas de mídia para alcançar resultados em curto prazo. Já a fiscalização deve ser focada no combate às principais causas de acidentes, como o excesso de velocidade e o consumo de álcool e outros psicoativos.

 

 

Outro levantamento questionado, foi o socorro das vítimas de acidentes de trânsito, que também deve receber atenção especial das esferas públicas. O tempo de atendimento é crítico para reduzir o risco de morte ou lesão grave. Por isso, o plano prevê que a prestação de socorro deve ser coordenada entre as diferentes áreas de especialidade.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: