quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Goiás adere ao Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

POR Wagner Filgueira | 24/07/2021
Goiás adere ao Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Imagem de Sabine van Erp por Pixabay

O

O projeto do Governo Federal pede parceria dos governos estaduais e municipais para a criação de um compromisso formal.

 

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) tomou a iniciativa de aderir ao Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI), em que as principaiss propostas são: difundir a Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em especial o Estatuto do Idoso, em território nacional; ampliar o número de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas; reduzir o índice de violência contra a pessoa idosa; criar o Fundo Estadual e Municipal do Idoso e a Rede de Cuidados e Proteção.

 

 

Até o momento, 140 municípios de Goiás já aderiram ao projeto, mas de acordo com Luciana Amorim de Santana Mota, gerente de promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Seds, o Governo Federal espera atingir os 246 municípios goianos até o final deste mês. Para que cada município consiga aderir o plano, basta preencher o Formulário de Adesão, que será disponibilizado através do e-mail pacto.nacional@mdh.gov.br.

 

 

Para agosto, uma capacitação para os representantes de todos os municípios que aderiram ao pacto já está sendo planejada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). "Precisamos cada vez mais de investir em políticas Públicas para as pessoas Idosas e uma das formas é investir nas capacitações para o atendimento qualificado da Pessoa Idosa em nosso Estado. Estamos no século do Envelhecimento Populacional e este é um assunto cada vez mais importante e que deve ser debatido", diz Luciana Mota.

 


Entre os projetos do PNDPI estão:


1 - Criação de conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa;
2 - Criação dos fundos municipais do idoso;
3 - Reativação dos conselhos;
4 - Capacitação de conselheiros;
5 - Ações articulados com o Pacto Nacional.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: