quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/NASA/Dan Bartlett
A partir da noite deste sábado (4), os goianos poderão ver o "cometa verde" a olho nu de forma mais clara segundo o astrônomo Clayton Gubio, presidente do Instituto de Astronomia Gunstar.
O astro tem um brilho esverdeado, ele terá a forma de uma mancha leitosa correndo pelo céu e poderá ser observado novamente depois de 50 mil anos, de acordo com a Nasa.
“Você não vai ver o cometa andando de um lado para o outro. Ele parece estático, mas ao passar das horas, ele tem uma alteração visual do caminho da trajetória. Ao passar do dia, podemos ver que essa mudança se acentua”, explicou o astrônomo.
Para uma melhor experiência é indicado que os moradores que desejam ver o cometa procurem lugares escuros com baixa poluição luminosa, com poucas nuvens e sem a lua cheia, o uso de binóculos astronômicos com lentes claras e sem zoom também é uma dica.
Desde de última quarta-feira (1º), o astro começou a ser visto no céu, mas somente a partir deste sábado será visto com clareza.
Com informações do G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.