quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Goiânia terá sinal de internet 5G até setembro

POR Ana Carolina Morais | 08/07/2022
Goiânia terá sinal de internet 5G até setembro

Foto de Magic K on Pexels

A

A capital do estado de Goiás, Goiânia, terá o sinal de internet 5G até o dia 29 de setembro, conforme informou a Secretaria de Governo (Segov) do município. Isso porque, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa é a data limite oferecida às operadoras para começarem o oferecimento do serviço.

 

 

Apesar de Goiânia já possuir 22 antenas autorizadas a receber e transmitir o sinal da internet 5G, sendo que 10 destas já estão prontas para começarem a operacionalizar, uma comissão ainda precisará debater a atualização das legislações municipais sobre a medida. Segundo o chefe da Segov, Michel Magul, até o final deste mês de julho um projeto será enviado à Câmara Municipal.

 

 

As antenas aptas para a tecnologia 5G estão localizadas nos seguintes bairros goianienses: Bueno, Vila Concórdia, Vila Teófilo Neto, Nova Vila, Morais, Alphaville Araguaia, Universitário, Jardim Planalto, Conjunto Riviera, Sul, Central, Tijuca, Marista, Oeste, São José, Aeroviário, Jardim América, Santos Dumont e Faiçalville.

 

 

A preparação para o funcionamento da 5G envolve a realização de uma “limpeza da faixa” de 3,5GHz, para ser usada pela 5G, e transferência dos serviços que usavam essa frequência para uma outra faixa. “Precisamos adaptar as leis e nosso trabalho tecnológico para limpar a frequência e ter tráfego exclusivo para o sinal de 5G. Isso deve acontecer em Goiânia até 29 de setembro”, explica o secretário.

 

 

O Governo de Goiás informou que foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) um projeto de lei que “poderá colaborar no processo de celeridade de licenças com base na nova legislação estadual e as futuras regulamentações municipais” e que “é necessário a construção de torres, modernização de licenciamento de torres e antenas para telefonia móvel” para a operação da 5G em território goiano.

 

 

Enquanto as capitais brasileiras possuem o prazo de até 29 de setembro para a instalação da 5G, os municípios poderão providenciar o funcionamento desta nova internet até o ano de 2025. “As demais cidades (não capitais) têm prazos de instalação que começam a se encerrar apenas no ano de 2025. No entanto, quando lembramos da implantação das demais tecnologias anteriores, é comum a antecipação desses prazos pelo interesse financeiro e econômico dos prestadores de serviço”, informou a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

 

 

(Com informações do g1 Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: