sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Goiânia lidera ranking de mortes por dengue em Goiás

POR Thaynara Morais | 21/04/2022
Goiânia lidera ranking de mortes por dengue em Goiás

© Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

D

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Goiânia é a cidade que mais registrou mortes por dengue em Goiás até a 15ª semana desse ano. A capital registrou 9 óbitos causados pela doença no ano. Estão sendo investigadas outras 25 mortes suspeitas. Ao todo, 18 pessoas morreram no território goiano devido à doença.

 

 

Na sequência do ranking estão as cidades de Aparecida e Inhumas, ambas registrando três mortes por dengue. Aparecida investiga 8 óbitos suspeitos e Inhumas um.

 

 

Registraram um óbito pela doença: Alexânia, Itaberaí e Itapaci. A primeira e a segunda cidade investigam uma e quatro mortes suspeitas, respectivamente.

 

 

Cidades como: Abadiânia, Águas Lindas, Anápolis, Anhanguera, Anicuns, Barro Alto, Catalão, Caldas Novas, Corumbá, Ipameri, Bela Vista, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Goiandira e Caçu apuram mortes que podem ter ligação com a dengue.

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), Goiás é o segundo estado do ranking com maior número de mortes pela doença, atrás apenas de São Paulo.

 

 

Capital com mais casos do Brasil

 

Dados do Ministério da Saúde apontaram que Goiânia é a capital com o maior número de casos de dengue em 2022. Quase 20 mil casos foram confirmados no município apenas no primeiro trimestre deste ano. No ano passado foram registrados um total de 11,48 mil casos de dengue na cidade.

 

 

De acordo com o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso, cerca de 80% dos focos são encontrados nas residências. “Para se ter uma ideia, no chamado Distrito Noroeste, por exemplo, a cada 100 mil habitantes, 2.269 pessoas foram diagnosticadas com dengue”, afirma.

 

 

Em razão do alto número de casos de dengue, a Prefeitura de Goiânia decretou estado de emergência em saúde.

 

 

A medida tem como objetivo reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças, por seis meses. A decisão permite que o município compre materiais e insumos sem alguns entraves burocráticos. O decreto ainda viabiliza a contratação de servidores temporários para reforçar as ações de combate ao espalhamento da dengue e doenças correlatas em Goiânia.

 

 

 

Com informações do Mais Goiás

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: