quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Goiana apresenta 1º caso de "coronadengue" em 2022

POR | 07/01/2022
Goiana apresenta 1º caso de

Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução Mais Goiás

E

Esta semana as coinfecções ou infecções duplas da Covid com a Influenza alertaram o país, e principalmente o Estado de Goiás. Entretanto uma outra coinfecção voltou a ser referência em Goiás hoje, sexta-feira (07/01/2022), a “coronadengue”, em que a pessoa esta infectada ao mesmo tempo com Covid e Dengue.

 

 

O caso desta vez foi da engenheira agrônoma Juara Cardoso, de 36 anos, que estava em Goiânia passando as festas de fim de ano, já que mora atualmente em Minas Gerais. Ela contou em reportagem ao Mais Goiás que procurou o médico após ter febre, dor de garganta e no corpo, diarreia e dor nas articulações, ao mesmo tempo. E que teria começado a ter sintomas após ter acompanhado o namorado ao Hospital no 1º dia do ano.

 

“Ele começou a ter sintomas e a gente foi numa emergência. No dia seguinte, eu comecei a apresentar os mesmos sintomas, que eram dor de garganta, dor de cabeça, só que apresentei mais coisas, como um cansaço bem grande, dor nas juntas e no corpo”, narra.

 

 

Saiu dois resultados em sequência, o primeiro exame sanou a dúvida de Juara, ao confirmar que ela estava com dengue. Porém, uma surpresa: um segundo exame atestou que ela também estava com Covid-19. A engenheira é um caso ainda raro de “coronadengue”.

 

“Eu já estava aliviada, porque estava com dengue e não com Covid-19. Mas no outro dia, meu namorado e eu descobrimos que a gente estava com Covid-19”, conta, confirmando um caso de “coronadengue”, que é a coinfecção por dengue e Covid-19.

 

 

Estes casos já estão sendo registrados desde o ano passado em várias partes do mundo. Em janeiro de 2021, na Argentina, província de Salta, alertas foram feitos pelas autoridades apois os registros. Em abril, foi a vez do Equador, em Guayaquil.

 

(Com informações do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: