quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

GO e SP realizam Operação de combate a estelionato eletrônico

POR | 05/04/2022
GO e SP realizam Operação de combate a estelionato eletrônico

Imagem: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

N

Nesta terça-feira (05/04), a Polícia Civil  de Goiás juntamente com a Polícia Civil de São Paulo realizaram a Operação 2 Face, com a participação de 300 policiais civis, em quatro estados da Federação, para combate a fraudes cometidas por meio de aplicativo WhatsApp no Estado de Goiás e outras regiões do país. Ao todo, ação cumpriu 31 mandados de prisão, sendo 28 apenas em Goiás. De acordo com a investigação, o grupo causou prejuízo estimado de mais de R$ 3 milhões em todo país para dezenas de vítimas.

 

 

Segundo as investigações, iniciadas em agosto do ano passado, em Presidente Prudente/SP, a organização criminosa, com atuação predominantemente Goiás,  utilizava ardil em fraude eletrônica, primeiro, obtendo fotografia em rede social e aplicativo de mensagem de vítimas para, depois, em busca e auxílio de outros criminosos digitais (com o cruzamento de informações), entrar em contato com familiares próximos (amigos, sócios, etc – todos pesquisados em redes sociais) informando a troca de prefixo telefônico (em chip cadastrado com a foto do conhecido) e, após, solicitando valores sob alegação de problema no aplicativo bancário.

 

 

Com sete meses de ações de inteligência, em atos legítimos autorizados pela Justiça competente e pareceres favoráveis do Ministério Público paulista, com os cruzamentos de informações em fontes abertas e fechadas, em tese, houve o desvendamento dos crimes que possibilitou a representação cautelar policial, todas deferidas, que subsidiou o deferimento de 41 mandados de prisões preventivas; 56 mandados de buscas domiciliares; bloqueios e sequestros de contas cadastradas em 41 CPF’s, além, de uma dezena de sequestros de contas em cripto ativos.

 

 

Todos os suspeitos presos permanecerão nos estados de origem e serão indiciados 10 dez vezes pela prática do crime de estelionato eletrônico, falsidade ideológica, falsa identidade, integrar organização criminosa, além do ilícito de lavagem de dinheiro (na modalidade tentada e consumada). Apenas no Estado de São Paulo será possível o esclarecimento de pouco mais de 600 fatos criminosos registrados nas cidades paulistas, além de centenas ocorridas em outros estados da Federação.

 

 

A operação aconteceu concomitantemente em Goiás, Roraima, Pará e Minas Gerais. O nome da operação foi escolhida em tradução simples da escrita americana “two face”, usando o número não extenso, “duas faces” , em metáfora ao ardil eletrônico usado pelos criminosos que solicitam dinheiro das vítimas se passando por conhecidos, inclusive, com fotografias retiradas das redes sociais ou telefônicas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: