sexta-feira, 26 de abril de 2024

Geotecnologia é utilizada por Goiás e outros estados em investigações de crimes organizados

POR Ana Carolina Morais | 25/10/2021
Geotecnologia é utilizada por Goiás e outros estados em investigações de crimes organizados

Foto: Google Maps

O

O estado de Goiás e outros 14 entes federativos e o Distrito Federal estão utilizando a geotecnologia como auxílio nas investigações, perícias e operações de combate à crimes organizados contra o meio ambiente.

 

 

A ferramenta, disponibilizada de forma gratuita aos órgãos públicos interessados que apresentarem termo de adesão com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, faz parte do programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), que recebeu um investimento de R$ 50 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública.

 

 

Além da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, também estão realizando o uso da geotecnologia as secretarias do Distrito Federal, do Acre, de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

 

No total, são 162 instituições federais e estaduais que possuem acesso ao sistema, que nos últimos 12 meses cooperou em 42 operações no território brasileiro, oferecendo informações de satélite referentes às alterações em áreas de atuação do crime, bem como com alertas de indícios de formas de ilícitos diferentes.

 

 

O sistema de geotecnologia, de acordo com a pasta da Justiça e Segurança Pública, consegue ampliar a cobertura diária de imagens de alta precisão de todo o território nacional, o que ajuda no monitoramento de crimes ambientais como as queimadas e o desmatamento ilegal, além de contribuir na identificação de abertura de pistas clandestinas de pouso e de auxiliar no combate ao tráfico de drogas, tráfico de pessoas e crimes de trabalho escravo.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: