sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Encerra hoje (4), quinta-feira, a 20º Edição do Interleite Brasil na capital de Goiás, Goiânia. É a primeira vez que o evento acontece no Estado considerado coração do Brasil. Apesar disto, Goiás ocupa a sexta posição no ranking nacional de produção de leite, com 2,4 bilhões de litros produzidos em 2021. A atividade desafiadora está presente nos 246 municípios do estado, em pequenas a grandes propriedades.
A iniciativa é do Milk Point e parceiros, entre os quais estão as entidades goianas: Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Eventos como esse são extremamente importantes. Nos dois anos em que as pessoas ficaram isoladas, apesar do produtor de leite não ter parado, continuou fazendo a ordenha das vacas, a troca de experiência e de informações para desenvolver o setor ficaram comprometidas. Então hoje temos um momento ímpar para que possamos nos atualizar e aprender um pouco mais”, destacou, Zé Mário, presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag e deputado federal por Goiás.
O evento acontece no formato híbrido: presencial e virtual. Os inscritos poderão interagir com perguntas e também acompanhar as gravações que ficarão disponíveis após a programação no: https://www.interleite.com.br/. De acordo com a organização, este ano contou com 1.200 inscritos na modalidade presencial e mais 200 no formato on-line.
O sistema Faeg/Senar/Ifag está presente com um estande para que os produtores conheçam o aplicativo Leite Bem. Ele é gratuito e foi desenvolvido pela entidade, através do Campo Lab, atendendo as demandas dos produtores rurais. Entre os benefícios estão auxilio na divisão dos animais por lote, adequando a alimentação, pesagem do leite e uma economia de mais de 20% no custo de produção. A plataforma pode ser baixada no link: leitebem.sistemafaeg.org.br.
“São inúmeros os desafios dentro da atividade leiteira, o Senar Goiás tem um papel fundamental quando a gente fala da assistência técnica, onde o técnico visita esses produtores, levando informação e claro aliando a tecnologia, mostrando que a propriedade, independentemente do tamanho, é uma empresa rural, que precisa de controle de financeiro e zootécnico”, afirma Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
Este ano a programação teve como foco nas mudanças do mercado e as oportunidades para quem quer se preparar.
"É motivo de orgulho e satisfação termos a oportunidade de recepcioná-los nesta edição histórica do Interleite Brasil que, pela primeira vez, ocorre em Goiânia”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
Zé Mário enfatizou ainda que “o setor do agronegócio pode ajudar o Brasil a combater a inflação, a colocar alimentos mais baratos na mesa da população e o Brasil pode ser o protagonista da paz mundial, por meio da produção de alimentos”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Recomendação foi feita após incidente entre as torcidas organizadas de Palmeiras e Cruzeiro