quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Força-tarefa fecha fábrica clandestina de agrotóxico em Goiás

POR | 11/06/2021
Força-tarefa fecha fábrica clandestina de agrotóxico em Goiás

Divulgação/MAPA/PCGO/DECAR

U

Uma força-tarefa entre Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (PC-GO/DECAR), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IBAMA, ANVISA, Polícia Militar de Goiás, através do Batalhão Ambiental e Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam quatro pessoas e fechou fábricas de agrotóxicos falsificados e roubados, na grande Goiânia.

 

 

A operação teve como alvo empresas que fraudavam marcas de agrotóxicos e comercializavam para produtores rurais, pessoas jurídicas estas desveladas em razão da Operação Piratas do Campo, deflagrada pela DECAR no início deste ano. Segundo a Delegacia, os auditores fiscais federais agropecuários (AFFAS) do Ministério, com o apoio da inteligência do IBAMA e das forças policiais monitoraram por seis meses o fluxo fiscal e comercial a organização criminosa que atuava em vários estados do país.

 

 

Durante a investigação, foi descoberto um esquema que comprava agrotóxicos vencidos e roubados em um mercado paralelo, para realizar parte da produção dos produtos falsificados. Com essa tática, os produtores rurais tinham como desconfiança a falta de qualidade na fabricação dos produtos, com grande parte da produção agrícola perdida.

 

 

Foram fiscalizadas de forma simultânea sete empresas, o que rendeu um total de 128 infrações cometidas, que se dividiram entre a manipulação de marcas sem a autorização da empresa produtora até a importação de agrotóxicos sem registro no MAPA. Além dos produtos fraudados, ainda foram recuperados 12.715 kg de agrotóxicos furtados, que retornarão para as vítimas dos furtos. Também participaram das ações a Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e a Secretaria do meio ambiente de Aparecida de Goiânia que interditou os galpões.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: