quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
No último sábado (24), terminou o vazio sanitário e deu início ao primeiro dia da nova safra, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), o Sindicato Rural de Paraúna em parceria com o Sistema Faeg/Senar/Ifag promoveram a Abertura Estadual do Plantio de Soja. O evento foi realizado na Fazenda Santa Bárbara, com a participação de autoridades ligadas ao setor e centenas de agricultores.
As condições climáticas para a safra 22/23 foram tema da palestra do engenheiro agrônomo e agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos. O agro, Brasil e o cenário eleitoral, também foi abordado pelo comentarista político e especialista em comunicação digital, Caio Coppolla. Após o ato simbólico de abertura do plantio, com plantadeiras em campo, o evento foi encerrado com um show da dupla Gian e Giovani.
O presidente do Sindicato Rural afirma que realizar a Abertura Estadual do Plantio de Soja em Paraúna foi a oportunidade de evidenciar toda a diversidade produtiva do município. “Para nós é um grande reconhecimento. Dentro da Agricultura foi o maior evento que recebemos dentro de Paraúna”, afirma Pedro Hugo.
Para a safra que se inicia, o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), estima incremento de 3,5% na área cultivada em Goiás, chegando a 4,5 milhões de hectares, com potencial de produzir 18,2 milhões de toneladas de soja, a depender do clima. “O plantio representa o início de mais um ciclo que se renova todos os anos, semeando a fé e a esperança de colher os melhores frutos do nosso trabalho e possibilitando a geração de riquezas e oportunidades para as comunidades que se sustentam do agronegócio”, destaca o presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin.
Irrigação em destaque
Na região Sudoeste de Goiás, o município de Paraúna foi escolhido, para a abertura oficial, por ser um dos destaques na produção agrícola goiana. É o 5º município com maior área de soja em Goiás (são mais de 115 mil hectares cultivados, segundo o IBGE) e também se destaca na irrigação, sendo o 4º município goiano com maior área irrigada por pivôs centrais.
“A irrigação é um diferencial enorme que temos aqui. Os primeiros pivôs começaram na década de 1990, foi um grande desafio, com altos investimentos e incerteza. Hoje conseguimos produzir três safras boas o ano inteiro, com alta produtividade e mais segurança em nossa atividade”, conta o presidente do Sindicato Rural de Paraúna, Pedro Hugo Moraes Rezende. “Com o sistema de irrigação, o produtor consegue diversificar sua produção, gerando segurança alimentar, renda e mais empregos. Tudo isso contribui com a balança comercial do município”.
A Fazenda Santa Bárbara, onde será realizada a Abertura Estadual do Plantio de Soja, é referência em agricultura irrigada no município. Somente na propriedade são 18 pivôs centrais que somam uma área de 1.200 hectares com cultivo de soja, milho (semente e grão) e feijão. “A intenção é otimizar a nossa área, verticalizar o negócio, é fazer três culturas ao ano”, explica o produtor Rogério Vasconcelos de Moraes, que lidera a fazenda junto com o irmão Flávio “Macarrão”.
Filhos do agricultor Sebastião Sobrinho de Moraes, eles vivenciam a agricultura desde que nasceram. De família tradicional em Paraúna, estão animados em fazer um grande evento, receber amigos produtores e mostrar um pouco da realidade do município para quem vier de fora. “Para nós é gratificante a união de produtores de todo o Estado de Goiás concentrados em um local só, trocando ideias e fazendo negócios”, ressalta Rogério.
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.