sábado, 20 de abril de 2024

Flúvia Amorim diz que alta nas taxas relativas à Covid-19 em Goiás ocorre por descuido com protocolos de segurança

POR Ana Carolina Morais | 27/07/2021
Flúvia Amorim diz que alta nas taxas relativas à Covid-19 em Goiás ocorre por descuido com protocolos de segurança

Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

A

Após ter vivenciado uma redução nos casos de Covid-19, o estado de Goiás voltou a estabilizar em taxas altas de contaminação, internação e óbitos pelo novo coronavírus, com um nível de letalidade de 2,82% e ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 85% desde o início do mês de julho.

 

 

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a ocorrência dessa estabilização em alta, mesmo com o avanço da vacinação, é consequência do descuido da população não imunizada, que deixa de seguir os protocolos de segurança contra a Covid. Segundo ela, a maioria das internações atuais são de goianos com idade inferior a 60 anos que, ou não receberam nenhuma dose, ou receberam somente a primeira e não possuem, ainda, a imunização completa.

 

 

“Quando aconteceu a segunda onda em março, que foi o pico, os números reduziram. Chegou um momento em que se parou de reduzir, subimos um pouco e lá ficamos. No entanto, a ideia que os casos diminuíram depois da segunda onda dá a falsa impressão de que a pandemia acabou e as pessoas estão abaixando a guarda, acabam reduzindo o cumprimento dos protocolos, diminuindo o uso de máscaras. Isso faz com que a gente mantenha esse nível alto de transmissão”, explica Flúvia.

 

 

Atualmente, o patamar de casos de Covid-19 em Goiás é de 14 mil por semana, quantitativo, este, que já foi de 10 mil após saída do pico de 25 mil semanais. Como consequência, ocorrem os aumentos nas taxas de ocupação das UTIs, saindo da média de 70% a 80% para 85%. “A ocupação já era alta, então qualquer aumento faz com que esse copo transborde, já que o copo já estava quase cheio”, justifica a superintendente.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: