quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Fiscalização no feriado em Goiás tem reforço de 540 policiais e bombeiros

POR | 01/04/2021
Fiscalização no feriado em Goiás tem reforço de 540 policiais e bombeiros

Arquivo: Governo de Goiás

S

Segundo informado pelo Governo do Estado serão colocados em ação 540 profissionais entre policiais e bombeiros, durante a Operação Semana Santa que começada nesta quarta-feira e segue até domingo (04/04).

 

“Feriado é para isolamento. Vamos coibir baladas e aglomerações”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Rodney Miranda, durante videoconferência entre o governador Ronaldo Caiado e prefeitos para tratar do tema, nesta quarta-feira (31/03). 

 

 

Além dos novos recursos humanos, serão 200 viaturas, sendo 150 da PM e 50 pelo Corpo de Bombeiros, que estarão distribuídas em todo o estado, mas com foco nos 14 municípios com maior potencial turístico, além de Goiânia. Para esses destinos serão encaminhadas unidades especializadas da corporação, como o Batalhão de Eventos, Batalhão de Choque, Batalhão Rural, Comando de Operações de Dívidas e Batalhão Ambiental. O Corpo de Bombeiros ainda realizará desinfecção dos terminais de ônibus.

 

“Na condição de ponto facultativo [na quinta-feira, 01/04], teremos também as forças do Estado para dar apoio aos prefeitos, principalmente os dos municípios turísticos”, afirmou Caiado.

 

 

As equipes vão atuar no controle social e no combate à violência, destacou o secretário Rodney Miranda. “Apoiaremos as ações das prefeituras e coibiremos as aglomerações. Estamos com o serviço de inteligência para nos anteciparmos”, explicou.

 

 

Tanto os bombeiros quanto os policiais militares estarão presentes nas barreiras sanitárias instaladas pelos municípios. O objetivo é combater o avanço da pandemia de Covid-19 nos próximos dias.  Entre as forças de segurança “temos tido, nos últimos 20 dias, pelo menos uma baixa a cada 24 horas. É terrível, mas não recuaremos”, disse o titular da SSP.

 

 

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar (PM-GO), coronel Renato Brum dos Santos, as 14 localidades com maior potencial turístico listados para ações prioritárias são Aruanã, Britânia, Itacaiú, cidade de Goiás, Buriti Alegre, distrito de Bandeirantes, Luiz Alves, Aragarças, Pirenópolis, Caldas Novas, Rio Quente, Alto Paraíso, São Simão e Minaçu. “Nos demais municípios, teremos, por meio do Governo do Estado, R$ 138 mil para que possamos colocar o serviço administrativo nas ruas para apoiar o policiamento”, acrescentou coronel Brum.

 

 

Com o tema “A Semana Santa chegou, mas a pandemia não acabou!”, o Corpo de Bombeiros já está com seu efetivo pronto. “Junto com a Polícia Militar, trabalharemos para evitar aglomerações e acampamentos”, frisou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.  “Como a pesca está proibida, isso vai facilitar a atuação dos bombeiros”, pontuou.

 

 

Alinhados com a orientação do Governo de Goiás, prefeitos de diversas regiões do Estado participaram da videoconferência e garantiram a manutenção das medidas de restrição durante o feriado prolongado e os 14 dias de reabertura do comércio.

 

 

Prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho parabenizou a atitude de proibição da pesca no Rio Araguaia e falou sobre as dificuldades que enfrentou no município após o carnaval. “Não desejo a nenhum dos colegas que passem o que passei nos últimos 25 dias em decorrência da ressaca do carnaval”, disse. “Aruanã e todos os municípios turísticos estão agradecidos por esse momento. Aguardamos um efetivo bem numeroso da Polícia Militar”, ressaltou.

 

 

Já o prefeito de Abadiânia, José Diniz, declarou que fez um apelo nas rádios para que a população aproveite o feriado em casa. “Apesar do decreto liberar o funcionamento, as pessoas [devem] ter o cuidado e zelar por sua saúde e de sua família”, sustentou.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: