sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Fiocruz aponta que Goiás está entre Estados com UTIs de Covid em situação crítica

POR Ana Carolina Morais | 11/02/2022
Fiocruz aponta que Goiás está entre Estados com UTIs de Covid em situação crítica

Foto: Carlos Gibaja / Governo do Estado do Ceará

O

O estado de Goiás, outros oito entes federativos e o Distrito Federal, foram apontados, nessa semana, pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz, como em situação crítica de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) destinadas ao tratamento contra o novo coronavírus. A informação foi divulgada por meio de nota técnica e considerou como criticidade aqueles que apresentam uma lotação acima de 80% destes leitos.

 

 

O primeiro lugar no relatório foi do Distrito Federal, que está com 99% de lotação dos leitos de UTI para Covid. Em sequência, vem Mato Grosso do Sul, com 92%; depois o Rio Grande do Norte, com 89%; Pernambuco, 88%; Espírito Santo, 87%; Piauí, 87%; Mato Grosso, 81%; Tocantins, 81% e, em último lugar, Goiás, com ocupação de 80%.

 

 

Além de destacar os Estados em situação crítica, o boletim da Fiocruz também realizou um levantamento das capitais que possuem um alto nível de ocupação de suas UTIs para tratamento do novo coronavírus, e Goiânia também apareceu nesse balanço, uma vez que, na data da elaboração do documento, a cidade estava com 91% de ocupação. Além da capital goiana, também estavam na lista Brasília (DF) e Campo Grande (MS) com 99%; Porto Velho (RO), 91%; Vitória (ES), 89%; e Rio de Janeiro, 86%.

 

 

“Como temos sublinhado, a elevadíssima transmissibilidade da variante Ômicron pode incorrer em demanda expressiva de internações em leitos de UTI, ainda que a probabilidade de ocorrência de casos graves seja mais baixa”, destacou a Fiocruz na nota técnica.

 

 

A Fundação ainda afirmou, no documento, que é necessário “avançar na vacinação e banir estratégias que vêm sendo empregadas para dificultá-la, especialmente na população de crianças de 5 a 11 anos. A exigência do passaporte vacinal é uma política de estímulo à vacinação. É também fundamental controlar a disseminação da Covid-19, sendo central a realização de campanhas de distribuição e o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras adequadas em locais públicos”.

 

 

Números atualizados

 

O balanço da Fiocruz é da última segunda-feira (7). Atualmente, a porcentagem de ocupação dos leitos de UTIs para tratamento de Covid em Goiás é de 73,08%, de acordo com o boletim integrado atualizado desta quinta-feira (10), que demonstrou a implantação de 266 leitos, sendo 190 destes ocupados, 6 bloqueados e 70 disponíveis para a população goiana. No caso da capital, Goiânia, a ocupação atual está em 71,58%, com 190 leitos implantados, 136 ocupados e 54 disponíveis.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: