quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fim do uso de máscara em Goiás só será debatido após imunização de 70% da população

POR Ana Carolina Morais | 05/11/2021
Fim do uso de máscara em Goiás só será debatido após imunização de 70% da população

Foto de Monstera no Pexels

O

O fim do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 no estado de Goiás só deverá começar a ser debatido após a imunização completa do público-alvo (pessoas acima de 12 anos de idade) contra o vírus atingir, ao menos, 70% da população. A informação é da superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, que revelou que, atualmente, o Estado possui 48,2% de seus cidadãos com a vacinação integral.

 

“Segundo estudos, a partir desse percentual se inicia a queda de infecções, transmissões e óbitos (...) Quando estivermos chegando, vamos conversar como vai ser, utilizando a experiência de outros países com experiências exitosas”, informou Flúvia, nesta quinta-feira (4), ao portal Mais Goiás.

 

 


De acordo com a Superintendente, a desobrigação do uso de máscaras é a última medida de segurança que deverá ser inicializada, após atingir a meta mínima de vacinação de 70% dos goianos, com a liberação em locais abertos e, apenas com uma evolução positiva, a flexibilização da regra seguirá para outros ambientes que não ao ar livre.

 

 

Mesmo com uma previsão futura quanto à desobrigação do uso de máscaras, inclusive, em locais fechados, Flúvia afirma que torce para que as pessoas permaneçam utilizando o equipamento de proteção. “Acredito que a Covid vai mudar a cultura das pessoas de usarem máscaras em local fechado”, avaliou.

 

 

A Superintendente ainda informou que, apesar de uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indicar que entre 60 cidades goianas pesquisadas, uma já teria liberado o uso de máscaras, a Vigilância em Saúde não foi oficialmente comunicada desta ocorrência. A CNM, por sua vez, afirmou não revelar o nome dos municípios pesquisados.

 

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: