terça-feira, 27 de janeiro de 2026
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO passou a adotar, a partir desta terça-feira (27), mudanças significativas na prova prática de direção veicular, com destaque para o fim da prova de baliza. As alterações seguem a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui o programa CNH Brasil e busca modernizar, simplificar e baratear o processo de habilitação.
Com a nova regra, candidatos à categoria A (motocicleta) não precisam mais realizar o exercício de rampa. Já para as categorias B, C, D e E, destinadas a veículos de quatro ou mais rodas, deixam de ser exigidos os testes de aclive e, principalmente, a baliza — uma das etapas que mais gerava reprovações. A prova prática passa a ser feita em etapa única, composta apenas pelo trajeto em via pública.
Segundo o Detran-GO, o foco agora é avaliar o candidato em situações reais de trânsito, como respeito à sinalização, uso correto de setas, circulação em rotatórias, atenção aos limites de velocidade e comportamento seguro ao volante. A autarquia destaca que exercícios como a baliza não estão diretamente ligados às principais causas de acidentes graves.
A resolução também flexibiliza a forma de realização das aulas práticas. Os candidatos podem escolher entre Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou instrutores autônomos, além de utilizar veículos de autoescolas ou particulares, com câmbio manual ou automático.
Atualmente, o Detran-GO realiza cerca de 30 mil provas práticas por mês em mais de 100 municípios goianos. Antes das mudanças, o custo médio para obter a CNH em Goiás chegava a cerca de R$ 3 mil. Com o novo modelo — que inclui curso teórico gratuito pela plataforma da CNH Brasil e apenas duas aulas práticas obrigatórias, sem exigência de vínculo com CFC — o valor do processo cai para R$ 442,90.
Outra medida já em vigor é o primeiro reteste gratuito para candidatos que realizarem a prova prática após 9 de dezembro de 2025, data de publicação da resolução. A estimativa é de que cerca de 40 mil pessoas sejam beneficiadas por ano em Goiás.
Para o Detran-GO, a simplificação do exame prático, com o fim da baliza, também contribui para a segurança viária. A expectativa é que a redução de custos e barreiras incentive mais pessoas a buscar a habilitação regular, ajudando a diminuir o número de motoristas sem CNH no trânsito.
Dados da autarquia mostram que as autuações por dirigir sem habilitação seguem elevadas em Goiás, ultrapassando 43 mil registros em 2025. A avaliação do Detran-GO é que facilitar o acesso à CNH é uma estratégia direta de proteção à vida e de promoção de um trânsito mais seguro.
O programa CNH do Brasil segue em avanço no Estado, com outros serviços já em funcionamento, como a não expiração dos processos de habilitação, novos parâmetros de aulas práticas, mudanças na prova teórica e mais agilidade no atendimento aos candidatos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.