quinta-feira, 28 de março de 2024

Ferrovia Norte-Sul é tema de reunião na Valec em Brasília com presença de comissão do Zé Mário

POR | 29/09/2021
Ferrovia Norte-Sul é tema de reunião na Valec em Brasília com presença de comissão do Zé Mário

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg/Senar

N

Nesta terça-feira (28/09), se reuniram na sede da Valec, na capital federal, integrantes da equipe do Deputado Federal e presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag José Mário Schreiner para discutir possíveis parcerias para promover uma melhor integração para o desenvolvimento regional em toda extensão da Ferrovia Norte-Sul em Goiás.

 

 

A reunião foi conduzida pelo assessor e Ex-Deputado Euler Moraes e teve ainda a presença do vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg, o superintendente da SUDECO, Nelson Fraga, o assessor da Câmara dos Deputados, Rômulo Barbosa e o coordenador técnico do Ifag, Alexandro Santos. Por parte da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias estiveram presentes o assessor de relações institucionais, Breno Simonini e o diretor-presidente da instituição, André Kahn.

 

 

Na ocasião o coordenador técnico do Ifag, Alexandro Santos, fez a apresentação do estudo elaborado pelo instituto denominado “Potencial Econômico e o Impacto da Ferrovia Norte-Sul em Goiás. Os objetivos do estudo foram o de elaborar indicadores que possam subsidiar decisões importantes como a adequação de terminais de cargas conforme a vocação de cada microrregião, demonstrar o potencial econômico e avaliar o impacto da ferrovia em todo o seu eixo em Goiás e identificar melhorias na malha rodoviária visando facilitar o acesso aos terminais de carga potencializando a logística. A área de estudo foi de mais de 8 milhões de hectares ou mais de 80 mil km2 denominada área de influência direta da ferrovia. Dados agropecuários, potencial de expansão e impactos diretos e indiretos foram apresentados e discutidos durante a apresentação.

 

 

Ao final da reunião o presidente da VALEC mencionou a importância do estudo e comentou sobre os problemas que houve em função de falta de informações mais detalhadas na época da implantação de terminais de carga.

 

 

Euler Moraes e Nelson Fraga da SUDECO reforçaram a possibilidade e estreitar parcerias de modo a promover o desenvolvimento regional em áreas de abrangência até maiores e que estejam fora da área de influência direta da ferrovia. Vice-Presidente Institucional da FAEG, Armando Rollemberg citou a parceria público privada como o Governo de Goiás na doação de projetos de infraestrutura rodoviária para o estado, reforçando a necessidade e o sucesso desse tipo de parceria.

 

 

Como encaminhamento, serão agendadas novas reuniões de trabalho para discutir a operacionalização dessas parcerias e como o grupo poderá contribuir com o desenvolvimento regional ao longo da Ferrovia Norte Sul em Goiás.

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: