quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Rio Araguaia recebe inovações em equipamentos para salvamento aquático da Operação Turista Seguro- CBMGO
Redação Jornal Somos
s temporada de férias nos leva à lugares que trazem diversão e lazer, como por exemplo, as temporadas do Rio Araguaia.
O lazer aquático atrai muitos turistas e visitantes, mas ao ir para esses lugares devemos ter cuidados específicos que envolvem o Corpo de Bombeiros, treinados para orientar as pessoas para evitar os afogamentos e muito mais.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás atua com a 44ª Operação Férias- Turista Seguro e lança novidades em equipamentos para auxílio em salvamento aquático. O foco principal da operação férias será a prevenção de afogamentos e acidentes com embarcações ao longo do Vale do Araguaia e Alto Paraíso no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O tenente coronel Washington Luz Vaz Júnior, comandante da Operação apresentou os equipamentos lançados que são: um flutuador tipo life-belt para vítimas de afogamento e uma moto aquática que é lançamento no Brasil, sendo usada primeiramente em Goiás.
O Tenente explica a função da moto aquática. “Essa moto aquática pode apagar incêndios nas áreas do Rio Araguaia, como os casos de incêndios nos acampamentos, tem maior agilidade e maior quantidade de água lançada em um jato que chega de trinta à quarenta metros. Antigamente tínhamos que ir com extintores em barcos, o que dava um retardamento do incêndio e agora, com a moto aquática, conseguimos debelar esse incêndio em questão de minutos”.
A operação realiza orientações para utilização de coletes salva vidas, advertências para o respeito aos limites de área de banhistas, excesso de peso em embarcações e atendimentos de vítimas, sempre focados na prevenção e proteção da vida.
Em entrevista ao Jornal Somos, Fábio Ferreira professor, publicitário e consultor de Rio Verde, visitou o Rio Araguaia no último fim de semana e falou sobre sua passagem por lá.
“Foi a minha primeira experiência com o Rio Araguaia e eu achei incrível, porque eu não sabia a imensidão que era. Eu voltaria lá mil vezes. Tem muitas praias, umas movimentadas e outras vazias por conta do difícil acesso. O pessoal é muito acolhedor, principalmente os que estão trabalhando lá, como os bombeiros que circulam o tempo todo, montam pontos de tendas para os serviços, porque tem muita gente e trânsito de lanchas e outros veículos aquáticos. Eles fiscalizam bastante também para o pessoal ficar tranquilo e o apoio deles é bom, como eu disse, são bem acolhedores”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.