sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Jerry Lodriguss
Os aficionados por astronomia poderão acompanhar um fenômeno nos céus goianos na noite de hoje (1º), a “Superlua de esturjão”. Segundo a plataforma Meteum, Goiânia é uma das cidades que, por conta da localização e das condições climáticas, é favorável para assistir ao fenômeno. O astrônomo Clayton Gubio completou que todo o estado pode conferir o céu a partir das 17h43.
A superlua é um fenômeno onde o astro pode chegar a um diâmetro 14% maior, e o seu brilho pode aumentar 30%. O fenômeno pode ser visto a olho nu, sem o uso de equipamentos. Confira dicas sobre como observar o fenômeno:
Observar durante os primeiros 90 minutos; procurar lugares altos; ficar em lugares que fiquem de frente para o leste; prefira regiões com o horizonte desobstruído.
Sobre o termo, a Nasa explica que a lua desta terça-feira é chamada de “Superlua de esturjão” em referência a um peixe, que nessa época é encontrado em grande quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos. Apesar do nome, o termo "superlua" não é uma definição astronômica oficial. Ele é usado nos momentos em que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, quando está mais próxima da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante. O perigeu é quando a distância entre esse satélite e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, quando está mais distante.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero