quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um levantamento da Síntese de Indicadores Sociais realizado na Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) mostrou que 3,1% das despesas com habitação das famílias goianas é consumida pela energia elétrica, sendo este o maior gasto entre as despesas familiares, onde o aluguel ocupou 2,1% dos custos, água e esgoto 1,5%, gás doméstico 0,8% e condomínio 0,6%.
A pesquisa ainda revelou que 35,5% das pessoas envolvidas na análise revelaram que sua família atrasou o pagamento de contas de água, gás ou energia elétrica, enquanto 12,2% relataram ter atrasado com o aluguel ou prestação do imóvel.
Outro ponto destacado pelo levantamento foi em relação a quantidade de pessoas que moram em casas que possuem problemas. No estado de Goiás, 34,7% dos moradores afirmaram que moram em um domicílio com pouco espaço, 24,5% falaram que a casa possui pouca iluminação, 30,8% fez o relato de goteira no telhado, 33,5% revelou ter umidade na fundação, nas paredes ou no chão e, por fim, 22,2% contou relatou a deterioração na madeira de suas janelas, portas ou assoalhos.
De acordo com a POF 2017-2018, 20,6% dos goianos residem em casas alugadas, sendo que destes, 68,9% possuem contratos verbais de locação. Se comparado ao território nacional, esses quantitativos do estado de Goiás são maiores, uma vez que, no Brasil, são 16,7% morando de aluguel onde 51,4% possuem contratos verbais.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.