quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) se reuniram na última sexta feira (3), para se organizarem quanto ao armazenamento de agrotóxicos apreendidos por agentes públicos.
A reunião foi precedida por iniciativa do Ministério Público do Estado de Goiás e por solicitação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
De acordo com o analista técnico do Instituto Para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, a reunião aconteceu com o objetivo de buscar soluções para o armazenamento de produtos apreendidos. “O agente público cuja atividade é apreender o que seja ilegal encontra este problema do armazenamento dos defensivos que podem ser contrabandeados, falsificados, e quando apreendidos pela Polícia Federal, Polícia Estadual, Agrodefesa, Ministério da Agricultura e até pela Receita Federal possuem uma dificuldade no transporte e armazenamento. A reunião foi para encontrar uma solução para este problema,” disse ele.
Após todo o debate, o analista técnico enfatizou que os defensivos roubados têm aumentado muito no estado e era necessário que o Ministério Público se atentasse às ações para que diminuíssem o furto desses produtos.
“Já temos uma iniciativa em conjunto com a Patrulha Rural buscando trabalhar este assunto, e é preciso que todos alinhem suas atividades numa força tarefa para resolver este problema”, esclareceu Machado.
Os representantes se reunirão novamente e ficou decidido em comum acordo que a Agrodefesa irá apresentar proposta ou convênio para resolver a situação entre a iniciativa privada e o setor público.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.