quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Faeg realizou encontro estadual com 35 grupos da Faeg Jovem

POR Jornal Somos | 10/11/2019
Faeg realizou encontro estadual com 35 grupos da Faeg Jovem

Faeg

C

Cerca de 35 grupos da Faeg Jovem se reuniram no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária - Goiás, neste sábado (09), das 08h às 17h30 para atualizarem conhecimentos sobre empreendedorismo, sucessão familiar e liderança. Essa iniciativa faz parte da parceria entre Sistema Faeg Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). O caminho para empreender, suceder e liderar para o gerente de formação profissional rural do Senar Goiás, Leonnardo Cruvinel Furquim é a capacitação contínua, o envolvimento e conhecimento do setor produtivo e alcance no exemplo das atividades. “Esses jovens, além de acadêmicos ou formados nos cursos de Ciências Agrárias são os sucessores da produção rural em suas famílias ou na representatividade do setor junto aos Sindicatos Rurais,” explica.

 

 

O gerente disse que, para que o jovem se torne gestor e líder na agropecuária é necessário que ele participe das ações do Sistema Faeg Senar e Sebrae Goiás ou vinculadas aos Sindicatos. “Não se trata só da gestão de pessoas, mas também do conhecimento da técnica do sistema produtivo. Tivemos uma reestruturação do Programa, mantivemos o número de municípios, porém com mais participantes por grupos com mais ações, capacitações, etapas regionais, estadual e premiação,” conta. “O ideal é que se empreenda por oportunidade de mercado e não por necessidade. É preciso aproveitar as oportunidades que são inúmeras, porém os jovens precisam estar capacitados e confiantes para tal, já que o Programa demonstra tamanha importância,” relata a analista do Sebrae Goiás, Poliana Alves Fernandes Miron.

 

Para ela, é preciso considerar aptidão e a necessidade do desenvolvimento das seguintes características empreendedoras, tais como: busca de oportunidade e iniciativa, correr riscos calculados, persistência, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, auxílio com as informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento, além de persuasão e rede de contatos. Para empreender e liderar, segundo ela, é preciso demonstrar ao jovem que é possível se manter no campo e ter sucesso na atividade.

 

Agrojovem

O Agrojovem é uma ferramenta dentro do Faeg Jovem que incentiva a formação de lideranças no meio rural. “Os módulos foram criados pensando na capacitação contínua dos jovens nas diversas vertentes necessárias para se criar uma liderança jovem. E mais módulos estão vindo em 2020,” ressalta o gerente. E para incentivar a sucessão familiar durante o processo, ele acredita que envolver os jovens na produção é um passo deste caminho. “É preciso atribuir-lhes responsabilidades e estimular com conhecimento adequado. Porque dá para inserir tecnologia no campo e continuar na propriedade,” disse.

 

Parceria assertiva

A analista do Sebrae relata que a parceria com o Senar aconteceu através de convênio existente. “Ela tem como objetivo alcançar jovens filhos de produtores e trabalhadores rurais, com o propósito de capacitá-los e prepará-los para a sucessão familiar e empreendedorismo no campo, ” conta. Furquim ressalta que o Sebrae tem uma experiência muito relevante em gestão em empreendedorismo, o que visa agregar assertividade nas estratégias utilizadas. “O Senar tem capacitação técnica e relacionamento com o setor rural. A partir da união das forças estamos realizando este Encontro Estadual para promoção da liderança na juventude do Agro. Não é à toa que estamos com 330 jovens aqui participando de quase 80 municípios, ” informa. 

 

O presidente do Sistema Faeg Senar, deputado José Mário Schreiner ao chegar ao auditório foi aplaudido pelos jovens. “Externo aqui minha alegria porque sonhamos lá atrás, ” disse. Após cumprimentar os presentes, o presidente ressaltou sobre a colheita de resultados, a produção com sustentabilidade e o serviço prestado à sociedade. “As transformações são necessárias na sociedade. Vamos acreditar no nosso potencial de fazer cada vez mais a diferença, ” relatou.

 

A programação do Encontro que se iniciou às 08h e encerrou com coquetel, teve apresentação dos grupos do Faeg Jovem com pontuação dos avaliadores, palestra sobre interatividade nas redes sociais com Matheus Mascarenhas ressaltando sobre as relações interpessoais e suas influências, renovação no agro e avanço tecnológico com Xico Graziano, além de painel com Jovens Líderes do Agro.  “As vitórias coletivas contam, e é preciso o fortalecimento e defesa do Agro através de vocês, ” disse Mascarenhas.

 

Na ocasião, o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges explicou sobre as etapas e regras do Faeg Jovem 2020 e afirmou que em breve o edital com todas as descrições será divulgado. Para fechar o evento com chave de ouro, ocorreu premiação dos destaques regionais e estadual do Faeg Jovem 2019 com missão técnica nacional de cinco dias para o Rio Grande do Sul para o Grupo Faeg Jovem Jaraguá.

 

Veja abaixo os destaques regionais:

  • Regional Bom Jardim de Goiás e Baliza (Cleber)
  • Regional Nordeste – (Dieykson) Formosa
  • Regional Médio Norte (Rafael Rosa) – Ceres
  • Regional Centro Leste (Leonardo) - Alexânia
  • Regional Metropolitana (Lucas) - Goiânia
  • Regional Extremo Sudoeste (Nélio)
  • Regional Centro Norte (Uadson) – Jaraguá
  • Regional Sudoeste (Renildo) - Rio Verde
  • Regional Leste (Vanessa) – Ipameri
  • Regional Vale do Araguaia (Odilon) - Britânia e Aruanã

 

 

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: