quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

FAEG realiza 2ª etapa do programa Produtores de Água

POR Jornal Somos | 22/01/2019
FAEG realiza 2ª etapa do programa Produtores de Água
A

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) realiza a segunda etapa do Programa Produtores de Água, desta vez, na região do município de Terezópolis, esta foi escolhida por conter nascentes que são grandes contribuintes da bacia do Ribeirão João Leite.

 

 

Na segunda-feira (21), proprietários rurais interessados em participar se reuniram na prefeitura de Terezópolis, com os responsáveis pela implantação do programa. Quem participa do programa se compromete a manter Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e a segurar água no solo em terrenos com atividade econômica, entre outras práticas de conservação do meio ambiente. Os 140 produtores têm perfil para participar. Agora será preciso analisar se existem condições.

 

 

O Produtor de Água recebe um incentivo que é o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), para cobrir custos como cercamento, terraceamento para fazer a infiltração da água no solo. A Consultora técnica da FAEG, Jordana Sara explica que o PSA foi criado no sentido de pagar todos os serviços ambientais realizados pelo produtor, sendo que toda a sociedade se beneficia.

 

 

Quem participar do processo que é através de edital, tem que apresentar certidões negativas, ou seja comprovar que está com a propriedade em dia. Aquele que não tiver uma APP também pode ser um Produtor de Água. Ele recebe o apoio do Programa para o plantio de mudas, mas fica responsável pela manutenção da área de preservação.

 

 

O Pagamento do Serviço Ambiental é feito pela SANEAGO, que não produz mas comercializa água. No Programa, a Faeg ajuda a coordenar os grupos, estimula a participação de produtores, colabora com os cálculos dos valores pagos por hectare. Ele foi criado em 2009. O edital foi aberto em 2015 e em 2017, 32 produtores dos municípios de Nerópolis e Ouro Verde já começaram a receber pelo trabalho de preservação.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: