quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Faeg e Sindileite fazem novo debate sobre pagamento e preço do leite

POR Jornal Somos | 11/02/2019
Faeg e Sindileite fazem novo debate sobre pagamento e preço do leite

FAEG

A

Aconteceu nessa sexta feira (8) mais uma reunião com o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

 

Estiveram na reunião o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o vice presidente administrativo financeiro da faeg, Eurípedes Bassamurfo da Costa, o presidente da Comissão de Pecuária de Leite, José Renato Chiari, o diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes, o presidente do Sindileite, Alcides Augusto da Fonseca e o diretor executivo, Alfredo Correia, ainda vários produtores e representantes da categoria, além de presidentes de sindicatos rurais. O tópico de discussão foi uma resposta à carta dos pecuaristas de leite enviada ao Sindileite pedindo que os laticínios informem o preço do litro de leite do mês seguinte no dia 25º dia do mês atual e que o pagamento seja feito até o quinto dia útil de cada mês.

 

O Sindileite apresentou um documento informando que a maioria das empresas já divulga os preços mínimos em seus sites e algumas fazem direto ao produtor. Quanto ao preço exato que irá ser pago, seria preciso que o produtor informasse até o 25° dia do mês anterior a quantidade exata de leite que irá fornecer.

 

Sobre o pagamento até o 5° dia útil do mês seguido ao da entrega, o mesmo documento informou que os laticínios dependem das redes de supermercados que pagam as indústrias e cooperativas com um prazo maior do que no 5º dia útil de cada mês.  Foi sugerido que a Faeg junto com a Fieg marque uma reunião com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para discutir o assunto e que seja criado o CONSELEITE em Goiás.  Uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios.

 

Outro assunto abordado foi a retirada do imposto sobre a importação de leite da União Europeia.  Na semana que vem o Presidente da Comissão de Pecuária de Leite vai a Brasília para saber mais detalhes do posicionamento das entidades que representam os produtores do país. Na próxima sexta-feira, uma reunião aberta aos pecuaristas vai acontecer na sede da Faeg para colocar todos a par das medidas que devem ser tomadas. Uma das possíveis contrapartidas é exigir a mesma condição tributária para compra de insumos e máquinas que é muito diferente do Brasil para outros países.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: