sexta-feira, 05 de julho de 2024

FAEG ALERTA PRODUTORES SOBRE MEDIDAS DIANTE DA PREVISÃO DE SECA COM IMPACTOS NA PECUÁRIA

POR Júnior Mendanha | 06/02/2024
FAEG ALERTA PRODUTORES SOBRE MEDIDAS DIANTE DA PREVISÃO DE SECA COM IMPACTOS NA PECUÁRIA

Foto: Reprodução/Jornal Somos

N

Na manhã desta terça-feira (06), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) emitiu um alerta urgente aos produtores rurais, especialmente os envolvidos na pecuária, sobre a iminente previsão de seca que pode causar prejuízos significativos para o setor.

 

O pronunciamento ocorreu em uma coletiva de imprensa no Campo Lab, em Goiânia, após a conclusão da Expedição Safra Goiás, realizada pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag e colaboradores, que analisou dados das lavouras de soja em todo o estado.

 

José Mário enfatizou a importância de os pecuaristas se prepararem para enfrentar um período prolongado de estiagem. "Nós vamos enfrentar um período de seca, isso é o que a meteorologia, a tecnologia fala pra nós", alertou. Ele ressaltou a necessidade de os produtores garantirem reservas de alimentos, como silagem e feno, para diminuir os impactos da escassez de chuvas nos próximos meses.

 

Além de José Mário, que comandou o evento, estiveram presentes na coletiva autoridades como: o vice-presidente da Faeg, Eduardo Veras; a Secretária de Estado de Meio Ambiente de Goiás, Andrea Vulcanis; o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Antônio Flávio, entre outros nomes.

 

Sobre o clima, Andrea Vulcanis em sua fala disse que, "essa é uma realidade que vamos enfrentar por movimentos planetários mesmo, muito pouco a gente fala o que pode fazer em relação aos efeitos da mudança no ponto de vista global, mas nós temos ações locais, essas sim nós podemos coordenar, estar presente".

 

Sobre a Expedição Safra Goiás, o gerente do Cimehgo parabenizou a ação, e completou: "Foi realizado um trabalho objetivo, mediante a uma metodologia científica, sobre quais impactos essa atividade sofreu diante as adversidades climáticas, o governo tem visto com muita preocupação os reflexos climáticos, principalmente sobre a pecuária, e a cadeia produtiva do leite", acrescentou Amorim.

 

Após a coletiva, a Faeg liderada pelo presidente Zé Mário, promoveu uma reunião com entidades do setor, sindicatos rurais e produtores de todo o estado para discutir detalhes e medidas a serem adotadas diante desse cenário desafiador.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: