sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR/Divulgação
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg-GO) está emitindo um alerta sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura. A seca e as ondas de calor durante a safra 23/24, associadas ao El Niño, resultaram em uma significativa redução na produtividade das lavouras.
José Mário Schreiner, presidente da Faeg, destaca a necessidade de cobertura da imprensa para disseminar esses alertas. Ele ressalta que a falta de adoção de medidas preventivas pode acarretar em aumentos de custos para os produtores, repassados aos consumidores. Uma reunião está agendada para a próxima terça-feira para discutir ações frente a esse cenário desafiador.
El Niño e La Niña são as distintas fases do evento conhecido como El Niño Oscilação Sul (Enos). No Brasil, o El Niño traz estiagem para as regiões Norte e Nordeste, enquanto o La Niña, ocorrido recentemente, ocasionou chuvas intensas na Bahia e seca no Sul.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) destaca a insuficiência das chuvas até o momento, apontando preocupações para o campo nos próximos meses. André Amorim, gerente do Cimehgo, ressalta a falta de recarga hídrica e recuperação de pastagem, alertando sobre a importância crítica das chuvas nos próximos meses para evitar complicações na produção agrícola. Para repassar mais detalhes e ações que devem ser adotadas diante desse cenário, a Faeg, se reúne com entidades do setor, Sindicatos Rurais e produtores, na próxima terça-feira (06/02), às 08h, na sede da instituição.
Serviço: Faeg alerta produtores sobre ações necessárias, diante de previsão de seca com prejuízos para pecuária
Data: 06/02/2024 (terça-feira) às 08h
Local: Faeg-Entrada pela rua Cora Coralina, (rua dos fundos)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero