sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Exportações de Goiás para China caem 23% com coronavírus

POR Jornal Somos | 27/02/2020
Exportações de Goiás para China caem 23% com coronavírus

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A

As exportações realizadas pelo estado de Goiás para a China sofreram uma queda de 23% em relação ao mesmo período de 2019. Se comparado ao mês passado, este percentual aumenta ainda mais, atingindo um recuo de 58,4%. O declínio é consequência dos efeitos do coronavírus, e poderá aumentar após o acordo firmado entre Estados Unidos e o país asiático.

 

 

Segundo o índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), por meio do Indicador de Comércio Exterior (Incomex), a desaceleração da economia chinesa em decorrência do vírus e a trégua comercial com os EUA poderão causar uma queda de 10% a 15% nas exportações.

 

 

O impacto já começou a ser sentido pelas exportações goianas de carne. Enquanto em dezembro de 2019, Goiás exportou US$ 96,2 milhões em carne bovina para os chineses, em janeiro a venda atingiu a marca de US$ 50,8 milhões, registrando 47% de queda.

 

 

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás (Sindicarne), Leandro Stival, outros fatores também contribuíram para a queda. Ele lembra que, em dezembro, ocorreu um excesso de exportações para a China. Assim, em janeiro, os embarques foram reduzidos, pois o mercado já estava abastecido, mas também devido ao feriado do Ano Novo Chinês e ao coronavírus, que provocaram atraso na logística marítima da região.

 

 

Além destes quesitos, de acordo com Stival, outro ponto foi a queda no consumo na China, uma vez que algumas de suas cidades ficaram em quarentena, o que resultou no adiamento de alguns contratos de exportações. Dessa forma, a expectativa é que o nível de exportação seja retomado a partir de março.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: