quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: FAEG
A safra da soja 23/24 em goiás deverá ser menor que a do ano passado, com uma redução entre 15% a 23%, ou até três milhões de toneladas a menos de soja, afirma a equipe técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) em seu primeiro balanço apresentado à imprensa nesta segunda-feira (22).
Em 2023, a produtividade obtida foi de 65 sacas por hectare e para este ano, é esperada uma variação de entre 50 e 55, uma perda por hectare de 15 a 10 sacas de soja.
O relatório apresentado também traz dados acerca do plantio da safrinha, com redução de área plantada e com preços de milho que deve se elevar no segundo semestre, deixando mais cara a criação de aves, suínos e na pecuária de corte e leite.
A região sudeste de Goiás, no Vale do Araguaia, Caiapônia, Nova Crixás e Posse, na região Nordeste, são tidos como as áreas mais agravadas pelas perdas de lavouras de soja causada pela falta de chuva e calor extremo.
No ano passado, foram colhidos 17,7 mi de toneladas de soja e para esta safra, é previsto a produção de 13,8 a 15,2 mi por conta das perdas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.