sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/Faeg
A Expedição Safra Goiás, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e sindicatos rurais, começa no dia 18 de janeiro. O objetivo é analisar a safra 2024/2025 de soja no estado.
A jornada terá início no município de Posse e passará por 43 cidades, percorrendo cinco regiões em seis dias. As equipes técnicas, compostas por 21 profissionais e representantes das diretorias da Faeg e Faeg Mulher, percorrerão quatro mil quilômetros, coletando dados e visitando cerca de 300 lavouras. A rota se encerra em Goiânia, no dia 23 de janeiro, com uma coletiva de imprensa na sede da Faeg às 9h.
Durante a expedição, serão realizados eventos técnicos nos sindicatos das principais cidades vi2024itadas, com palestras do economista Paulo Molinari sobre mercado e clima para a safra 2024/2025. As informações coletadas serão processadas no aplicativo Safra Goiás, desenvolvido pelo Campo Lab, hub de inovação do Sistema Faeg, para a elaboração de um panorama detalhado da produção.
O evento conta com apoio de instituições como Senar Goiás, Sebrae Goiás, Agrodefesa, Conab, Embrapa e Seapa, além do patrocínio de empresas como Sicoob Secovicred, Cresol, Grupo Canassa, BYD/Saga, Grãodireto, Agroselections, Bayer e Agrosem.
Segundo Leonardo Machado, gerente técnico do Ifag, esta é a segunda edição da iniciativa, que busca apresentar uma visão abrangente e precisa da realidade agrícola em Goiás. "As informações coletadas no campo e a contribuição dos técnicos do Senar Goiás nos permitirão criar um relatório completo sobre a safra de soja no estado", afirma Machado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero