sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ex presidente da Valec e dois ex diretores são denunciados por fraude na Ferrovia Norte-Sul

POR Jornal Somos | 27/06/2018
 Ex presidente da Valec e dois ex diretores são denunciados por fraude na Ferrovia Norte-Sul

Wildes Barbosa/O Popular

O

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás denunciou o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves conhecido como Juquinha e dois ex-diretores da empresa por fraudes e corrupção em contrato para realização de obras da Ferrovia Norte-Sul, em Goiás. Segundo o órgão, esta é a terceira denúncia da Operação Tabela Periódica que são os crimes de formação de cartel, fraudes em licitação, peculato e corrupção ativa e passiva.


Além de Juquinha e dos ex-diretores, a denúncia abrange também três ex-executivos da Construtora Andrade Gutierrez, que firmaram contrato com a Valec. Conforme o MPF, a denúncia é específica sobre o contrato nº 16/2006 que trata da construção de 71 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre os Municípios de Jaraguá e Santa Isabel, em Goiás.


As investigações do MPF contam com um valor de R$ 252 milhões em prejuízo aos cofres públicos, em consequência do contrato. O órgão informou que a licitação, que permitiu a contratação da empresa, foi elaborada com exigências para limitar a concorrência entre outras companhias privadas.


De acordo com o MPF, foram denunciados os ex-diretores de engenharia da empresa pública Ulisses Assad e Luiz Carlos de Oliveira Machado, além do então presidente da Construtora Andrade Gutierrez, Rogério Nora de Sa, e os ex-executivos da empresa Rodrigo Ferreira Lopes da Silva e Clovis Renato Numa Peixoto.


O órgão solicitou ainda o levantamento do sigilo do acordo de leniência e do acordo dos termos de colaboração premiada e a concessão aos denunciados.

Principais fontes: G1 e O Popular.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: