quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Etapas da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2022 são invertidas

POR Ana Carolina Morais | 15/03/2022
Etapas da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2022 são invertidas

Foto: Adagri/MAPA

O

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), decidiu por inverter as etapas da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2022. A opção pela mudança das estratégias se deu após análise e discussão dos possíveis cenários neste meio, com o objetivo de garantir que a vacina contra a febre aftosa seja oferecida de forma apropriada.

 

 

A decisão faz com que a primeira etapa da vacinação, no mês de maio, seja voltada aos bovinos e bubalinos de até 24 meses, enquanto a segunda etapa, em novembro, fique para os animais de todas as idades. A medida será válida para os estados do Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa, que são Goiás, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

 

 

Sendo assim, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) decidiu inverter a estratégia de imunização anti-rábica dos herbívoros nas etapas desse ano nas cidades goianas que são consideradas de alto risco. Com isso, em maio será a vacinação contra a raiva dos bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos de até 12 meses e em novembro os animais de todas as idades, o que facilitará o manejo dos animais e evitará transtornos relativos à possível baixa oferta de vacinas no mercado.

 

 

A Agrodefesa ainda explicou que durante as etapas da vacinação, o regramento a ser seguido para a movimentação de animais continuará sendo o art. 26 da Instituição Normativa n° 48/2020, em que tanto a propriedade de origem, quanto a de destino, deverão comprovar ou declarar a vacinação contra febre aftosa e raiva dentro dos prazos estipulados na portaria.

 

 

(Com informações da Comunicação Setorial da Agrodefesa)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: