quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) Campinas, de Goiânia, conquistaram o 1º lugar no League Open International (First Lego), um mundial de robótica que aconteceu no domingo (21), na cidade de Marrakech, no Marrocos. A equipe goiana se destacou ao apresentar um projeto inovador que utiliza um sensor de temperatura para acionar um sistema de resfriamento com bomba d’água.
O sensor, batizado de "Coldneers", foi desenvolvido pelos alunos e fixado com abraçadeiras de nylon e grampos tipo C. Ele é controlado por um Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica amplamente utilizada. O sistema criado pelos estudantes foi implementado em usinas, resultando em um impressionante aumento de até 33% na eficiência energética.
O campeonato teve início no dia 18 deste mês e, no último domingo, os estudantes goianos foram premiados na categoria Champions Awards. Essa categoria premia a equipe que melhor incorpora a experiência da First Lego League, demonstrando excelência e inovação tanto no Desempenho do Robô, no Design do Robô, quanto no Projeto de Inovação.
A equipe Robotic Engineers, é composta por oito alunos e orientada pelos professores Leandro Santos Hall e Alberto Roquete de Melo Junior. A equipe foi a única representante brasileira entre os 66 times vindos de mais de 50 países para o torneio.
Além do primeiro lugar no Champions Awards, os alunos também conquistaram o terceiro lugar no prêmio "Desempenho do Robô".
Com informações do G1 Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.