quinta-feira, 28 de março de 2024

Estudantes goianas são selecionadas para participar de intercâmbio nos Estados Unidos

POR Thaynara Morais | 27/04/2022
Estudantes goianas são selecionadas para participar de intercâmbio nos Estados Unidos

Reprodução/Governo de Goiás

A

As alunas da rede pública estadual Flávia Mariany Oliveira Soares e Bianca Thamiris Cornélio da Silva. As duas jovens de 17 anos serão representantes de Goiás na edição 2022 do Programa Jovens Embaixadores (PJE).

 

 

As garotas terão o direito a participar de um intercâmbio nos Estados Unidos pelo período de 16 dias com todas as despesas pagas. Uma das alunas, Flávia Mariany, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho, em Goianésia explica que a programação começa, na verdade, no dia 27 de junho em São Paulo, onde estudantes de vários estados brasileiros se reúnem para os preparativos da viagem.

 

 

“No total serão 19 dias”, afirma ela, acrescentando que o embarque para os Estados Unidos está agendado para o dia 1º de julho e o retorno no dia 17 do mesmo mês. Bianca Thamiris disse estar ansiosa com a viagem. “Não vejo a hora de conhecer todos os outros jovens embaixadores e finalmente viajar para outro país, que sempre foi meu sonho”, comenta.

 

 

 

Projetos selecionados

 

Um dos critérios para a seleção para o PJE é o envolvimento dos estudantes em uma ou mais iniciativas de empreendedorismo e impacto social. No caso de Flávia Mariany, ela participa do projeto Agente Jovens, que tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais dentro do ambiente escolar e proporcionar mais oportunidades aos alunos em situação de vulnerabilidade social.

 

 

Aluna do CEPMG Benedito Pinheiro de Abreu, em Itaberaí, Bianca Thamiris foi classificada com o projeto de monitoria ‘Matemática sem Problema’, que busca melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina. “Nossa proposta é ensinar Matemática de forma leve e divertida e, além disso, contribuir para que os alunos melhorem suas habilidades e possam se sobressair em prêmios e competições na área”, ressalta ela.

 

 

Sobre o Jovens Embaixadores

 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa do Departamento de Estado Norte-Americano coordenada no Brasil pela embaixada e pelo consulado dos Estados Unidos. O intercâmbio de longa duração foi criado em 2002 e é direcionado a estudantes do ensino médio que estudam na rede pública, possuem boa fluência em inglês e se destacam pela atitude positiva em suas comunidades, além de apresentar bom desempenho acadêmico, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

 

 

O programa também atua para consolidar laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Em sua 20ª edição, o PJE será realizado entre os dias 28 de junho e 17 de julho.

 

 

“De 2 a 6 de julho todos nós ficaremos em Washington, D.C., mas depois cada jovem embaixador irá para um estado-anfitrião, que ainda não sabemos qual é. No dia 15 de julho retornamos à Capital norte-americana e no dia 17 voltamos para São Paulo”, informa Bianca Thamiris. Ela e Flávia compõem o grupo de 50 jovens selecionados nesta edição. Cada Estado tem, no mínimo, um representante.

 

 

 

 

 Com informações da Agência Cora Coralina de Notícias

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: