sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Esta semana foi divulgada a lista dos 27 nomes de alunos selecionados, um de cada federação, dos selecionados para o concurso de redação do programa Jovem Senador 2022. Na edição deste ano, o concurso de redação teve como tema “200 Anos de Independência: Lições da História para a Construção do Amanhã”.
Todos os estudantes que concorrem no concurso de redação são do ensino médio, de escolas públicas de todo o país. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganha um notebook como prêmio. Os professores orientadores das redações escolhidas também vêm a Brasília e são premiados com notebooks.
E entre eles, está a jovem Vitória Costa Dias, aluna da 3ª série do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, do município de Campos Belos.
A representante de Goiás é do município de Arraias (TO). Segundo a estudante, ela sempre morou no estado vizinho, mas, em razão da qualidade da Educação goiana e das oportunidades que são oferecidas aos estudantes goianos, veio fazer o ensino médio em Goiás.
De acordo com Vitória, essa foi a primeira participação dela no concurso, por isso, o apoio e o estímulo dos professores e da família foram essenciais. “Inicialmente, eu não acreditei na notícia de que havia ganhado, pois foi a primeira tentativa, mas, quando vi a postagem oficial, fiquei imensamente feliz. Dedico essa vitória ao meu pai, falecido de Covid-19, que foi o meu maior apoiador”, conta a estudante.
Para participar do concurso de redação, Vitória contou com o apoio da professora de Língua Portuguesa, Andra Ribeiro, que orientou e auxiliou a aluna no processo da produção de texto. A professora participa do Programa Jovem Senador desde 2015 e essa já é a terceira vez que um dos seus estudantes representa o estado de Goiás.
Segundo a professora, o Jovem Senador já faz parte das suas ações e, assim que o período de inscrições começa, as turmas dão início aos trabalhos sobre o eixo temático específico nas aulas de produção de texto, que são desenvolvidas na disciplina de Núcleo Diversificado. Assim, as melhores redações são analisadas e selecionadas.
Para Andra, apesar de já ser a terceira vez que um aluno seu é selecionado, a sensação foi única. “Saber que outro estudante meu vai vivenciar uma semana no Senado, é uma sensação incrível. Sinto-me privilegiada e ainda mais motivada para continuar sendo agente de transformação na escola que eu atuo e na vida dos meus alunos”, ressalta Andra Ribeiro.
Jovem Senador
O Programa Jovem Senador é promovido pelo Senado Federal e tem como proposta selecionar 27 jovens senadores entre estudantes do ensino médio das redes públicas estaduais de Educação, sendo um de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.
Os vencedores, juntamente com seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá no período de 27 de junho à 1° de julho de 2022, em Brasília, no Distrito Federal. Como premiação, os jovens senadores receberão um Notebook Lenovo BS145 com software Microsoft Windows 10 Pro instalado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero