sexta-feira, 04 de abril de 2025
Foto: SES
A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, vinculada ao Governo de Goiás, emitiu um alerta para a população sobre a urgente necessidade de doações de sangue. A queda no número de doadores nas últimas semanas compromete os estoques, especialmente dos tipos negativos A-, B-, O-, AB- e também AB+, essenciais em situações de emergência.
Com um déficit de 18%, a rede teme impactos significativos no atendimento das 223 unidades de saúde que dependem do fornecimento regular de sangue em todo o estado. O objetivo do alerta é garantir a continuidade dos atendimentos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, reforça a importância da participação da população.
"Apesar do estoque do Hemocentro ainda estar em um nível considerado seguro, os tipos de sangue com fator Rh negativo são os mais utilizados em emergências. Por isso, pedimos o apoio de quem ainda não doou nos últimos três meses ou nunca doou. É um gesto simples e rápido, mas capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta demora menos de uma hora", explicou.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário:
Locais e horários de atendimento
Em Rio Verde, o Hemocentro Regional De Rio Verde Janielly Regina Do Nascimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O agendamento prévio das doações pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.
Doação de plaquetas e ações externas
Além da doação de sangue, os Hemocentros de Goiânia e Rio Verde também recebem doações de plaquetas, utilizadas no tratamento de pacientes oncológicos, com dengue ou covid-19.
Empresas e instituições podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para a realização de campanhas de doação de sangue e cadastro de medula óssea. É necessário confirmar a participação de, no mínimo, 120 voluntários e fazer a solicitação por e-mail, pelo endereço hemocentro.captacao@idtech.org.br, ou pelo telefone (62) 3231-7925.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Preços subiram muito para 85% da população, crescimento de 13 pontos percentuais em relação ao último levantamento