sábado, 18 de janeiro de 2025

Goiás

Espanta os males porque é paixão, diversão e trabalho

POR Jornal Somos | 01/09/2018
Espanta os males porque é paixão, diversão e trabalho

Redação Jornal Somos

U

Um ditado muito conhecido é o ''quem canta seus males espantam'', e não deixa de ser verdade, algumas pessoas já nascem com o dom da arte na veia e a paixão no coração. Alguns instrumentos também fazem parte diretamente da vida das pessoas.


A música, é arte, tanto quanto o cinema ou a pintura, é algo que pode desenvolver paixão em quem pratica e admiração em quem acompanha.

Algumas vezes essa paixão é descoberta por acaso, outras vezes pode ser por influência da família que já tem cantores ou quem toca algum instrumento, outras vezes pessoas de fora descobrem essa arte.


Independente de como foi, como será e como está sendo para esses artistas, o importante mesmo é que graças a essas pessoas o mundo se tornou tão eclético e feliz. Conheça uma história de um artista completo, que entrou na onda do mundo artístico ao acaso e decidiu por paixão não abandonar mais essa vida da música.


Ronaldo Martins Guimarães Júnior, guitarrista, nascido em Goiânia, contou um pouco da sua história com a música e mostrou o seu currículo, que é de arrepiar.


''Meu primeiro contato com a música foi no meu aniversário de 12 ou 13 anos. Eu pensava que meu pai me daria de presente um vídeo game, mas ele resolveu aparecer em casa com um violão, que foi surpresa para mim, o que foi meio estranho no começo, mas eu não esperava que poderia ser algo tão legal e nem esperava por aquilo. Minha mãe resolveu ajudar também e me deu algumas aulas de presente e quando percebi, já estava vivendo a música da forma mais forte possível, desde novo e até hoje estou nessa''.


Perguntamos também sobre como foi sua preparação em relação às aulas e conhecimento técnico '' fiz aulas de composição com um grande compositor brasileiro chamado Estércio Marques Cunha, no qual sou muito honrado em ter aprendido com ele. Fiz aulas de Music Business com o Kiko Loureiro da banda Megadeth/Angra, com o Pedro Valli e Lucas Prôa da PAC Music e com o Arthur Fitzgibbon da OneRPM, são grandes especialistas da indústria da música e me ajudaram a enxergar a música como uma forma de viver desse negócio que tanto amo''.


Ronaldo é guitarrista de uma banda composta por: ''Ronald Martins (Guitarra), Lucas Barreto (Voz), Yuri Passos (baixo), Diogo Rodrigues (guitarra e teclado), Lellio Silva (bateria) começou em 2017. Porém, desde a nossa adolesccência tocávamos juntos em outros projetos e estilos musicais. A ligação mais forte do nosso conjunto se deve ao nosso laço de amizade e na confiança que temos um com o outro, a criação do Mindside é o reflexo disso tudo''.


Perguntamos ainda sobre as dificuldades em encarar a música como profissão ''tudo depende do ponto de vista e da forma que quer entrar no mercado. São vários segmentos dentro da música e se fosse para generalizar todos, diria que de início é difícil pois os músicos tendem a ser pessoas cheias de sonhos e entusiasmos. Eles mergulham facilmente no mundo e não entender o mercado pode ser um ''tiro no pé''. As chances de frustarem logo de cara é grande. Muitos artistas pensam que vão lançar a sua música e da noite pro dia ela vai viralizar, porém não percebem que isso é uma jornada longa e cheia de trabalho não reconhecido, até que começa de fato ''estourar'' ou ter melhores resultados. Se tivesse alguma dica que eu poderia dar, seria que o ideal é ir trabalhando, investindo e enxergando o nome, a banda, o projeto como uma empresa e assim, dar passos diariamente ao que almeja''.


Nos dias atuais, Ronald é líder, compositor e guitarrista da banda Mindside, que faz parte desde 2015;desde 2014 professor de guitarra na escola Sakura - Centro de Educação Musical; desde 2013 realiza produções e gravações em estúdio próprio para diversos artistas do cenário musical;desde 2009 professor de aulas particulares de violão e guitarra; desde 2009 e desde 2005 faz prática instrumental em guitarra e violão.


Um currículo extenso de quem ''caiu'' na música por acaso e sabe fazer o que gosta com paixão e maestria.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: