quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Esta semana os alunos dao 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública de Goiás começaram a avaliação de fluência leitora. A atividades é parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), que acontece tanto na rede de Ensino municipal, quanto na estrutura estadual.
Está será a segunda avaliação de fluência leitora direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental já realizada pelo governo de Goiás, já que a 1ª foi feita no ano passado, em 2021. A avaliação será aplicada em todas as escolas públicas entre os dias 4 e 14 de abril. Também servirá como uma referência quanto a aprendizagem na pandemia e fora dela, já que desde o final do ano passado, as atividades presenciais foram retomadas gradativamente.
De acordo com a gerente de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduc, Carla Mendonça, o objetivo da ação é diagnosticar o nível de alfabetização das crianças e fazer as adaptações necessárias na prática pedagógica de cada escola.
“Essa avaliação de entrada vai trazer para os professores os indicadores de como está a leitura das crianças no processo de alfabetização. Quando sair o resultado, os professores avaliarão seus estudantes junto com a equipe pedagógica da escola e começarão a planejar aquilo que precisam fazer e mudar na prática pedagógica para as crianças melhorarem a leitura”, explicou a gerente.
No final de 2022, os estudantes do 2º ano devem passar por outra avaliação, o Saego Alfa. Por isso, os alunos serão avaliados no início e no final do 2º ano, série na qual a alfabetização da criança deve ser concluída, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Como é a avaliação
A avaliação é conduzida pelo professor de cada turma, presencialmente na escola. A prova consiste na leitura de um conjunto de palavras e de um texto narrativo, além da resposta a três perguntas de interpretação. De acordo com Carla Mendonça, toda a avaliação é gravada em áudio por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaEd/UFJF).
Resultados das últimas avaliações
Na última avaliação de fluência leitora, 66% dos estudantes foram diagnosticados como pré-leitores, conseguindo ler, em média, duas de cada 60 palavras. Por outro lado, 24% dos estudantes foram classificados como leitores, com leitura de 25 a cada 60 palavras, e 9% como leitores fluentes, lendo 46 de 60 palavras, em média.
Em contrapartida, a última avaliação do Saego Alfa indicou que 85% dos estudantes apresentaram desempenho avançado ou proficiente em leitura e escrita (49% avançado e 36% proficiente).
Isso significa que a maioria dos alunos lê e interpreta de forma satisfatória ou além do esperado para a série que frequenta. No Saego Alfa, somente 10% dos alunos tiveram desempenho básico e 6% abaixo do básico.
A divergência dos resultados das duas avaliações, segundo Carla Mendonça, se explica pela diferença dos métodos de aplicação. Enquanto no Saego Alfa, a criança lê, interpreta e responde questões em uma prova impressa, a avaliação de fluência exige uma assertividade maior, de forma espontânea.
Fonte: Seduc-Goiás
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