domingo, 28 de abril de 2024

Goiás

Entre novos casos de varíola uma criança e uma idosa estão com a doença

POR Jornal Somos | 17/08/2022
Entre novos casos de varíola uma criança e uma idosa estão com a doença

Reprodução: EPTV

D

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (SES-GO), na terça-feira (16), o número de casos confirmados por varíola dos macacos passou de 116 para 120 casos, e dessa vez uma criança e uma idosa estão entre os casos confirmados.  

 

Os novos pacientes diagnosticados com a varíola dos macacos, são duas pessoas do sexo feminino, sendo uma criança de 9 anos e uma mulher de 64 anos, segundo a SES-GO.

 

A cidades que têm casos confirmados são: Anápolis (1), Aparecida de Goiânia (13), Goiânia (95), Inhumas (1), Luziânia (2), Senador Canedo (1), Valparaíso de Goiás (2), Itaberaí (1), Cidade Ocidental (2), Bom Jesus de Goiás (1) e Águas Lindas de Goiás (1) no total essas cidades somam 120 casos da doença.

 

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, foram realizados cerca de 8.850 exames para comprovação de casos da varíola dos macacos. Já são 3,1 mil casos da doença, espalhados por 27 estados do país. 

 

Em uma entrevista ao programa A Voz do Brasil, na última sexta-feira (12), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou que até o final de agosto todos os laboratórios centrais de saúde pública estarão aptos a fazer o teste do tipo RT-PCR para varíola dos macacos.

 

Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. A infecção pode acontecer por contato com o vírus, de pessoa para pessoa, por materiais contaminados, de mãe para o feto, de mãe para o bebê pelo contato da pele e por meio de úlceras, lesões ou feridas na boca.



Com informações do Mais Goiás e Agência Brasil.

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO LUIGI ANGELO E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: